Quando se deram conta de que em 2022 a galeria Arte Quadros completaria 50 anos de atuação em Caxias, um balanço sobre essa trajetória surgiu naturalmente na mente dos proprietários, o casal Maria Inês e Dejair Salvador. É notável o progresso do negócio que começou de forma modesta como molduraria e acabou se transformando numa potência do mercado da arte, ajudando a impulsionar o trabalho de muitos artistas. Um caminho marcado pela inquietude do próprio casal e pela contribuição de muitos parceiros. Mas um caminho que também envolveu muitos momentos de incerteza.
– A sociedade tem que saber que para viver de arte há 50 anos numa cidade materialista como Caxias, tem que ser muito persistente – diz Dejair, que também é artista.
Atualmente, a Arte Quadros tem em seu acervo cerca de 200 artistas, entre eles, nomes como Vasco Prado, Xico Stockinger, Iberê Camargo, Bez Batti. A colaboração com criadores locais sempre foi outra bandeira, buscando fomentar o cenário serrano.
– A gente luta pela arte, somos uma galeria comercial, mas estamos aqui para valorizar, oportunizar – defende Maria Inês, que destaca ainda as diversas oficinas sediadas pela galeria ao longo desses anos.
Entre os diferenciais da Arte Quadros está a consultoria realizada pela própria Maria Inês, que vai até a casa dos clientes para sugerir a inserção de obras ou a valorização das telas que eventualmente já estejam no ambiente – oferecendo renovações de moldura, reposicionamento das peças, etc. Esse trabalho ganhou ainda mais força durante a pandemia, quando as pessoas acabaram ficando mais tempo em casa.
Outra boa sacada que a Arte Quadros desenvolveu ao longo dos anos foi a parceria sólida com diversos arquitetos da região, que ajudam a criar a valiosa ponte entre o cliente que está montando uma casa e a galeria que vende arte. Foi também a partir desse contato que surgiu a iniciativa Vitrine Conceito, uma exposição montada bem na entrada da galeria (podendo ser conferida por quem passa na rua) e que conta sempre com a assinatura de algum arquiteto na ambientação. Neste sábado, das 10h30min às 13h30min, ocorre a abertura da primeira edição de 2022, que dá início às comemorações de 50 anos do espaço. Por lá, estarão reunidas obras de Eduardo Vieira da Cunha e Britto Velho, dupla que fez sua primeira exposição no espaço há 16 anos.
Apesar das dificuldades de atuar no mercado de arte, os proprietários da galeria projetam um futuro para o negócio, que deve ser trilhado por Luana, filha do casal.
– Queremos manter a galeria num espaço mais aberto, mais livre, com natureza. Vamos buscar um lugar que proporcione ainda mais coisas boas – planeja Maria Inês.
Programe-se
- O quê: Vitrine Conceito, com obras de Eduardo Vieira da Cunha e Britto Velho e ambientação do escritório Os Arquitetos.
- Quando: abertura neste sábado (19), das 10h30min às 13h30min. Visitação até 2 de maio.
- Onde: Galeria Arte Quadros (Rua Feijó Júnior, 975).
- Quanto: entrada franca.