São Francisco de Assis não é um santo querido apenas entre seus devotos. Por seu olhar se estender aos pobres, à natureza e aos animais, sua imagem transmite humildade, amor e respeito ao mais fraco. Estar diante de uma representação do frade italiano, que viveu no século 13, é receber não apenas um pouco da paz que sua figura transmite, mas também sua energia revigorante, como poderão perceber aqueles que visitarem a exposição Santo de Barro Não Faz Milagre, da artista plástica caxiense Daniela Antunes.
A mostra que inaugura nesta sexta, na Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás, traz uma coletânea de imagens de São Francisco de Assis produzidas em cerâmica, especialidade de Daniela. São obras em terracota, argila branca, algumas oxidadas e outras manchadas pelo tempo, com musgo e limo. Como a autora diz, é um ‘diálogo do barro com a natureza”.
– Fui criada em uma família que não é religiosa, e que sempre olhou para as esculturas sacras como objeto de decoração. Não sou devota a santo nenhum, vem daí o título da exposição. Quis trazer um lado mais romântico da ideia de São Francisco, do amor pela natureza e do zelo pelos animais, mesmo sabendo que isso é só uma parte do que ele representa – comenta a artista, que realiza a sua primeira exposição desde o início da pandemia.
A inspiração para produzir a série em homenagem ao santo surgiu do convívio com o frei capuchinho Celso Bordignon, artista plástico, professor de pintura e aluno de escultura de Daniela.
– Ao longo dos últimos anos São Francisco foi uma demanda que cresceu, fiz algumas imagens por encomenda, e acho que fui melhorando o processo de criação dele com o tempo, principalmente a partir das trocas com o Frei Celso, que me ensina muito – destaca a artista.
Além das imagens do santo, também há terços em barro produzidos por Daniela durante a pandemia. A mostra pode ser conferida até 10 de abril. Além da visitação presencial, é possível conferir os trabalhos pela plataforma digital da UAV: sites.google.com/view/uavdigital.
Programe-se
O quê: exposição Santo de Barro Não Faz Milagre, de Daniela Antunes
Quando: até 10 de abril. Visitação: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana: 16h às 22h
Onde: Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul.
Quanto: visitação gratuita