Um caminho cheio de sonhos e muito trabalho liga o garoto que começou a se apresentar de forma informal na formatura do colégio La Salle, em Caxias, ao músico, produtor e empresário respeitado que vai visitar a cidade natal neste domingo. Delão – alcunha artística de Allan Denis Garcia, 34 anos – começou a ganhar fama por aqui ao lado do grupo de pagode Puracaso, depois rebatizado Puracazuah. Ali por volta de 2010, os guris estavam no auge, faziam muitos shows, visitando todos os bares e clubes da região. O esperado era que Delão aproveitasse o sucesso local, mas ele queria mais. Em 2011, o músico se mudou para o Rio de Janeiro carregando na bagagem o sonho de viver de arte.
– A dificuldade inicial era trabalho. Voltava muitos finais de semana a Caxias para buscar um pouco de dinheiro com alguns shows, para levar para a vida carioca. Moradia também não era fácil. Me mudei oito vezes até estar onde estou hoje. Era complicado arrumar fiadores e era tudo muito caro – lembra.
A comunidade Vila das Canoas, conhecida como Favelinha, em São Conrado, foi casa para Delão nos primeiros dois anos. As coisas começaram a melhorar quando, depois de estudar teatro, começou a participar de comerciais de TV. Também passou a fazer contatos e conseguiu fechar alguns shows em bares. Um dos divisores de água no caminho do caxiense rolou em 2014, quando fez um teste e foi escolhido para integrar o Fica Comigo, maior bloco de Carnaval de pagode retrô do Brasil.
– Nossa agenda passa dos 60 shows por ano e já rodamos o Brasil inteirinho. Este ano, mesmo na temporada de Réveillon, temos Caraiva, Trancoso, Balneário Camboriú, Jericoacoara e três shows no mesmo dia no dia 31 no Rio. Haja fôlego (risos) – festeja Delão.
Nessas andanças, o músico acabou “trombando” com os irmãos Rodrigo, Gabriela e Diogo Melim, num sarau. O trio chamou atenção de Delão que, algum tempo depois, se tornaria empresário do grupo.
– Percebi a qualidade deles como artistas e, desde então, eu tinha um sentimento de “cuidado” com eles. Sentia que eu poderia ajudá-los em alguma coisa. Comecei como o amigo que ajudava em tudo até o empresário que me tornei hoje. Ter participado da descoberta da Melim e hoje fazer parte do todo é uma grande realização pra mim na música – orgulha-se.
Considerada uma das maiores potências do pop brasileiro, a Melim foi indicadas duas vezes ao Grammy e possui números estrondosos em plataformas como Spotify e YouTube – vale lembrar que o trio conta ainda com o reforço do farroupilhense Juliano Moreira na formação. Além de empresário da Melim, Delão também atua como booker de outros artistas em ascensão como Mari Nolasco, Outroeu, Ana Gabriela e o próprio Fica Comigo. A The Booker, empresa da qual é sócio, tem até mesmo sede em Portugal.
– As conquistas e números são muitos. Mas a mais gratificante é saber que fizemos um bem enorme aos fãs e à música com muito amor, muito carinho e muito trabalho – avalia.
No meio de tantos compromissos, o músico também encontra tempo para tocar projetos pessoais. Durante a pandemia, gravou um disco autoral que ele define como “nada pop e comercial” e deverá ser lançado em breve. Além disso, também estreitou laços com outros artistas.
– Na pandemia, passei a compor muito, abri minha própria editora e alguns artistas grandes gravaram canções minhas. A próxima música do Dilsinho com Jorge & Matheus é uma dessas canções da pandemia. Se chama Pódio, e será lançada durante dezembro – adianta.
Visitando Caxias neste domingo, Delão promete um show animado, refletindo o frutífero momento atual e, ao mesmo tempo, celebrando o caminho trilhado até aqui (é claro que vai rolar umas dos tempos de Puracazuah).
– Vai ser lindo demais! Vamos relembrar muita coisa, além de rever grandes amigos – adianta.
Programe-se
- O quê: show de pagode com Delão.
- Onde: no Tannat Wine Bar, em Caxias.
- Quando: neste domingo, a partir das 16h.
- Quanto: a partir de R$ 65 (terceiro lote), à venda no sympla.com.br.