A maior permanência em casa, por conta da pandemia, tem agregado itens que representam conforto à decoração. Para além das plantas, que se destacaram nos últimos meses, os balanços surgem como peças de valor afetivo, que remetem à infância e convidam a relaxar. Além dos ambientes usuais, como varandas e terraços, os balanços em diferentes propostas de design, estilo e textura aparecem nas salas de estar, cantinhos de leitura e até mesmo em dormitórios.
Para agregar esse doce movimento à decoração, é importante ter cuidados na instalação, avaliando se a estrutura da área onde será fixado o balanço ou rede comporta, com segurança, o peso de uma pessoa adulta. Confira as dicas a seguir:
:: Em ambientes com forro de gesso no teto, por exemplo, o gancho da cadeira precisa ser fixado diretamente na laje.
:: Apesar da versatilidade do balanço, é necessário conhecer a carga que a laje suporta para não causar danos estruturais à residência.
:: Outro ponto determinante é respeitar o limite de peso dos balanços e cadeiras suspensas. Em linhas gerais, o móvel costuma sustentar entre 150 quilos e 200 quilos, considerando a soma do peso da peça com o usuário.
:: Parte da tradição nacional, as redes de descanso são excelentes para os moradores que não abrem mão de mais espaço para se acomodar durante o relaxamento. Sua instalação é mais simples, mas ainda assim, é primordial aferir as condições da parede que receberá os ganchos e o peso que a rede suporta. Recomenda-se que a peça seja instalada em paredes de concreto, tijolos ou madeira maciça, que são mais resistentes e oferecem segurança.
:: Outro detalhe fundamental está relacionado às medidas do balanço e à área onde se pretende colocá-lo. Essa precaução faz sentido, uma vez que se trata de móvel propenso ao balanço e, desse modo, o cômodo deve oferecer espaço confortável para não danificar o mobiliário que está próximo, bem como não atrapalhar a circulação e as atividades do dia a dia.
:: O cálculo da área reservada para a fixação do balanço pode variar de acordo com a altura do pé direito, o tamanho do balanço e comprimento da corda ou corrente de sustentação. Considere um raio mínimo de 70 centímetros livre para balanços que serão utilizados apenas por adultos. Em lares com crianças, deixe um metro.
Fonte: arquitetas Claudia Yamada e Monike Lafuente