Ser humano é ser imperfeito. Seja no caráter, no controle das emoções ou em nossas formas físicas, nada temos da aura de superioridade atribuída aos deuses, que por isso mesmo são deuses – e não humanos. Essa reflexão perpassa as 26 gravuras que compõem a exposição Do Humus ao Homo” ou, “da terra ao homem”, da artista plástica Marciah Casal. A mostra inaugura quinta-feira, na Galeria de Arte do Campus 8, em Caxias do Sul, e segue aberta para visitação até 14 de dezembro.
Apesar de transitar por diferentes técnicas, como a litografia, a gravura em metal, a linoleogravura e a monotipia, é na xilogravura que a caxiense radicada no litoral gaúcho atinge seu ápice criativo, utilizando a madeira como suporte para expressar sua visão sobre a fragilidade e a imperfeição dos filhos da terra.
– A trajetória de Marciah Casal sempre foi referenciada por imagens fantásticas do ser humano, para além das concepções estéticas incensadas pelo senso comum. Nesse recorte da obra da artista, a origem do homem e a sua existência se completam. O uso que ela faz da gravura em mais de 30 anos de produção é também uma característica da artista, que transitou pela pintura e pelo desenho, mas encontra eco numa linguagem que busca democratizar a imagem única através da reprodução seriada – destaca a curadora da exposição, a professora da UCS Silvana Boone.
Aos 58 anos, Marciah tem em seu currículo participações em mais de 50 exposições coletivas e cinco mostras individuais. Os trabalhos que chegam a Caxias são uma compilação de uma produção impressa ao longo dos últimos 20 anos, mas cuja criação é ainda mais antiga, remetendo ao início de carreira, nos anos 1980, quando ainda era estudante de Educação Artística da UCS (graduou-se em 1989). Naquele período, teve como professores alguns nomes que gravaram impressões perenes em seu estilo, como Diana Domingues, Fernando Baril e Jailton Moreira.
– Esta exposição é significativa para a artista e também para os cursos de Artes Visuais da UCS, já que trazem de volta à casa uma egressa que, enquanto estudante, sempre foi atuante. Essas ligações temporais entre artistas e estudantes nos interessam muito – acrescenta a curadora.
Programe-se
O quê: exposição “Do Humus ao Homo”, de Marciah Casal. Curadoria de Silvana Boone.
Quando: de 18 de novembro a 14 de dezembro. Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min.
Onde: Galeria de Arte do Campus 8 (Av. Frederico Segala, 3099, Samuara), em Caxias do Sul.
Quanto: visitação gratuita.