Os animais estão entre as principais inspirações estéticas do artista plástico Vitor Hugo Senger. Ele ficou bastante conhecido pela série Pets, na qual retrata o carisma de cachorros e gatos sob ares pop. Mas a exposição que Senger leva à Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, nesta quinta (8), carrega mensagens um pouco mais profundas.
– Sempre tive admiração pelos animais pelas mais diversas razões: seja pela sua beleza, pelas cores, pelas suas atitudes e movimento, o nado dos peixes, o voo das aves, o canto dos pássaros, assim como os gatos e cães quando brincam. Mas sobretudo, a expressão do seu olhar. Não podemos perder toda essa beleza, o que gradativamente está acontecendo, com a extinção de várias espécies – alerta o artista.
Em Além da Beleza, Senger abandona um pouco o foco nos animais domésticos para propor um olhar mais abrangente e crítico. Numa das obras, podemos enxergar a imponência de um tigre em primeiro plano, e uma pele exposta em segundo plano; em outra, há um coelho retratado no ambiente de um laboratório, já que esta espécie ainda é muito utilizada para testar produtos que depois serão consumidos por humanos.
– Toda vez que tenho conhecimento de situações de abusos e maus-tratos de animais fico muito incomodado. Essa inquietação me impulsionou a tomar uma atitude, precisava fazer algo para ajudar e “dar voz” à esses seres que não têm como se defender, nem pedir ajuda – justifica o artista.
Um dos principais desafios, conforme o artista, foi utilizar essa ferramenta crítica sem tornar as obras tristes e pesadas. Com a contribuição do curador da mostra, Jacks Ricardo Selistre, Senger optou pelo equilíbrio:
– Busquei apresentar de forma sutil e artística. O título dessa exposição representa exatamente isso. As obras, no primeiro instante, têm uma beleza estética, mas Além da Beleza, analisando mais profundamente os detalhes de cada tela, assim como o cenário como um todo, percebe-se a proposta da exposição e a mensagem que tem intenção de fazer o espectador refletir.
Programe-se
- O quê: exposição “Além da Beleza”, de Vitor Hugo Senger.
- Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1.333).
- Quando: abertura nesta quinta (7), às 19h. Visitação até o dia 26 de outubro, de segunda à sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.
- Quanto: entrada franca.