A cerimônia de acendimento da Chama Folclórica, nesta sexta-feira, marca o início do 48º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Um dos eventos mais tradicionais do Estado e do Brasil no segmento realiza a sua primeira edição online, com apresentações em vídeo gravadas e ao vivo. A programação segue até o dia 1º de agosto, sempre de quinta a domingo, pelo Facebook.
A coordenadora do festival, Cândida Maldaner, lembra que no ano passado não houve tempo hábil para organizar uma edição virtual, por isso foi feita uma retrospectiva de apresentações de anos anteriores. A edição que se inicia hoje, contudo, traz performances inéditas de 14 grupos locais e convidados de outros estados e do Exterior, representando toda a diversidade de ritmos e figurinos das danças tradicionais pelo mundo.
– Depois de um tempo sem essa alegria dos nossos grupos, a gente volta a viver esse clima, dessa vez na telinha. Quando a gente pôde liberar os grupos de dança para os ensaios presenciais, e falamos sobre essa possibilidade de fazer um vídeo contando da sua história, isso deu um gás novo, que nos comove muito e faz com que queiramos continuar trabalhando muito pela cultura e pelo folclore – comemora a coordenadora do festival.
Além da parte artística, a programação traz vídeos com demonstrações da culinária típica da região, mostrando o preparo da cuca alemã, do chimarrão e do charque. Também haverá contação de lendas e uma oficina de patchwork, o artesanato com retalhos de tecidos.
– É uma edição diferente, mas em que a gente acredita que o carisma do nosso povo vai passar para os espectadores que estiverem em suas casas. Sequer deixamos de enfeitar as ruas, para que nossa população entre no clima e participe – acrescenta Cândida.
As transmissões ocorrem pela página “Festival Internacional de Folclore” no Facebook. A programação completa pode ser conferida em www.festivaldefolclore.com.br.
Primeiro fim de semana
Sexta-feira
19h – Live Acendimento da Chama Folclórica e Abertura Oficial do 48º Festival Internacional de Folclore
Sábado
10h – Oficina Panelas da Diversidade – Cuca alemã
13h – Grupo Folclórico Polônia – Porto Alegre
15h – Escola de Educação Especial Sol Nascente – Apae – Nova Petrópolis
17h - Volkstanzgruppe Edelstein – Fazenda Pirajá – Nova Petrópolis
18h – Grupo de Tradições Acauã da Serra – Paraíba
19h – Volkstanzgruppe Freundschaftskreis (live)
Domingo
10h – Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade (live)
13h – Ballet Firqat AL Arz – Argentina
15h – Contação de Lendas – Lobisomem
17h – Schützenhaus Tanzgruppe – Nova Petrópolis
18h – Grupo de Ballet Folclórico Nacional y Banda – Paraguai
19h – Böhmerlandtanzgruppe – Linha Imperial – Nova Petrópolis