O primeiro encontro no palco entre a cantora Paola Kirst e o guitarrista Lorenzo Flach se deu durante a abertura de uma exposição fotográfica, em março de 2020. Foi a primeira e última apresentação com plateia da dupla antes do início da pandemia. Mas essa união de almas sonoras ainda resultaria em outros processos, como a gravação do álbum visual Vertigem, espetáculo escolhido para abrir a programação da Mostra Tum Tum 8, neste sábado (15). A performance será apresentada ao vivo, diretamente do Teatro do Sesc Caxias, com transmissão por meio do Facebook e YouTube (veja mais abaixo).
Esse flerte com o audiovisual proposto pela dupla é cara do "nosso tempo", já que o recurso do vídeo tem ganhado muito mais relevância frente à imposição do distanciamento social. No caso de Vertigem, a estética é usada para criar atmosferas que combinam com o som experimental da dupla. Inspirados em artistas com marcas bem surrealistas, como David Lynch, Paola e Lorenzo também contam com a participação do performer Mau.Criado — que assina a direção cênica do trabalho.
— A gente queria que essa coisa do vídeo fosse bem marcante. É uma maneira de levar a pessoa que está assistindo para um outro lugar, para um outro universo. Usamos esse recurso muito com esse interesse. Assim como a gente faz experimentação no som, que houvesse experimentação no vídeo também — aponta Paola.
A cantora conta que já admirava o trabalho de Lorenzo enquanto instrumentista integrante das bandas de artistas como Ian e Thiago Ramil e Pedro Borghetti. Mas um aspecto importante acabou por conectar ainda mais os caminhos dos dois: a paixão por pedaleiras e improvisos.
— Eu sempre gostei muito da forma com que ele contribui para as sonoridades, usando muito efeitos, muitas peladeiras. Eu já vinha também nessa investigação de usar a voz como instrumento e usar esse recursos de pedaleiras de voz — conta.
A partir desse primeiro contato no palco, o plano passou a ser "experimentar juntos". E é essa exploração que também poderá ser vista na apresentação da abertura da Mostra Tum Tum. Vertigem constrói atmosferas que sugerem inquietação, ora reverberando as dores do momento atual, ora buscando um outro cenário possível.
— É impossível que a gente não seja afetado por tudo isso que está acontecendo, é muito vertiginoso, e dói muito. Então também esse repertório e essas cenas falam muito sobre essa inquietação que a maioria das pessoas está experimentando. Mas, apesar de denso, ao mesmo tempo propõe uma leveza, traz um pouco desse intuito que a arte tem de nos provocar reflexão e de nos transportar — descreve Paola.
A Mostra Tum Tum 8 prevê a realização de mais seis espetáculos até novembro. A iniciativa é realizada pela Tum Tum Produtora e pelo Sesc/RS, com recursos captados via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) estadual e LIC municipal, com patrocínio da Sulgás e apoio cultural de Metadados e Unimed.
SERVIÇO
- O quê: live do espetáculo Vertigem, de Paola Kirst e Lorenzo Flach
- Quando: neste sábado (15), às 20h
- Onde: transmissão ao vivo no YouTube do Sesc/RS e no Facebook do Sesc Caxias
- Quanto: acesso gratuito