Assim como em 2020, neste ano a programação da 19ª Semana Nacional de Museus será predominantemente virtual. Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha prepararam atividades online para esta semana. O tema deste ano é “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.
— Com base em tal temática, procuramos desenvolver a programação deste ano voltando-se para uma ideia que se fundamenta na contínua necessidade de reinvenção, pois estamos passando por um período muito difícil, do qual os museus não se encontram dissociados. Desse modo, a reinvenção é fundamental. Do mesmo modo que é fundamental reimaginar a alegria, a possibilidade dos bons encontros, da pesquisa, da valorização das memórias, dos saberes e fazeres, das existências contemporâneas e a de outros tempos — destaca Itamar Ferretto Comarú, diretor dos Museus, da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul (SMC).
Em Caxias são seis museus físicos e um virtual, além de outros espaços de memória. Todos eles estarão envolvidos com a programação. As atividades, que vão de 17 a 22 de maio, poderão ser acompanhadas pelo site dos museus e outras plataformas.
— Com a virtualidade, temos um alcance mais potente, amplo e diverso. Com ela, conseguimos desenvolver ações que facilitam a comunicação com o grande público, um público que vai além de especialistas ou escolares. São aquelas pessoas que viveram um tempo que procuramos representar. A virtualidade em diálogo com a materialidade permite que se aprofundem as relações de afeto com os patrimônios culturais, as relações de memória, pertencimentos. Embora a pandemia esteja distanciando a visitação de maneira física e tradicional, o campo virtual permite essa interação e, talvez, de uma maneira mais dinâmica, inclusive — comenta.
A programação terá o envolvimento do Téti Festival de Arte e Cultura para a Infância, do Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (Amarp), da Unidade de Artes Visuais de Caxias do Sul (UAV), do Museu dos Capuchinhos (Muscap) e de pessoas da própria comunidade, como Guilherme Montanari que, em parceria com a companhia Ueba Produtos Notáveis, se envolveram com o temática dos Museus. Além disso, desenvolveram a 1ª Noite Caxiense dos Museus, projeto viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, executado pela Fundação Marcopolo.
Comarú destaca que, tendo em vista a pandemia, a programação será basicamente virtual com várias atividades e lançamentos, como de novas bases virtuais, exposições, revistas, documentários, diálogos virtuais e atividades culturais (confira no fim da matéria).
Bento Gonçalves
O Museu do Imigrante, em Bento Gonçalves, também preparou uma programação em torno do tema deste ano.
— Estamos propondo atividades que tragam uma reflexão sobre os processos históricos da cidade relacionados aos processos de imigração europeia, que ocorreram no final do século 19. Mas também a gente trouxe atividades que refletem, questionam e problematizam a questão dos novos movimentos de migrações que o Brasil está vivendo e que, no caso Bento Gonçalves, também está inserida nesse cenário — explica a museóloga Deise Formolo.
Ainda conforme Deise, a ideia é criar uma programação que faça a conexão de passados e presentes, porque os museus precisam estar atuantes nas comunidades de forma ativa. A programação será totalmente online e pode ser conferida abaixo.
Farroupilha
Em função das restrições impostas pela pandemia, em Farroupilha também não haverá visitações e eventos presenciais nos museus da cidade mas, segundo o diretor do departamento de Cultura, Edson Luiz Paesi, foi produzido um conteúdo audiovisual que será divulgado nas plataformas digitais da prefeitura e da Casa de Cultura. O material contará com explanação sobre a história e o contexto de cada um dos dois museus municipais: o Museu Municipal Casal Moschetti e o Museu Municipal Casa de Pedra.
O historiador do município, Vinícius Pigozzi, ao abordar a temática deste ano, afirma que aos museus, cada vez mais nesses tempos líquidos, cabe manter e recuperar a memória da sociedade, combatendo o presentismo.
— Para fazer isso com mais qualidade e atratividade, os museus precisam reimaginar suas abordagens, integrando propostas mais interativas e lúdicas, algo um tanto mais difícil diante da gravidade do quadro econômico geral pelo qual passa o país e que atingem com tudo as instituições museológicas. O desafio está em equilibrar a escassez de recursos com as necessidades do público — salienta.
Programe-se
CAXIAS DO SUL
:: Segunda-feira (17) - Lançamento da nova base virtual dos Museus públicos de Caxias do Sul. . A visitação digital pode ser realizada acessando o site dos museus.
- Exposição “2021 contemporâneas” com curadoria de Silvana Boone e obras do AMARP. Visitação Digital: https://sites.google.com/view/uavdigital .
:: Terça-feira (18) - Lançamento do projeto “Um pouco sobre…”. Os episódios poderão ser visualizados ao acessar a nova base virtual dos museus, além do canal do Museu Municipal no Youtube, no site dos museus.
:: Quarta-feira (19) - Lançamento da revista “Polifonias Museais”. Disponível no site dos museus.
- Diálogos: “O papel de profissionais técnicos nos nossos museus e acervos”. O evento inicia às 18h30min. As inscrições devem ser feitas no UAV DIGITAL até o dia 18 de maio. A atividade ocorrerá via Google Meet e será enviado o link do encontro aos inscritos. A atividade é gratuita mas tem vagas limitadas.
:: Sexta-feira (21) - Lançamento da exposição virtual ‘desconhecidos!?’. A exposição estará disponível no site do Museu do Esporte de Caxias do Sul.
:: Sábado (22) - Lançamento da 1ª Noite Caxiense de Museus. Acesso: https://www.facebook.com/noitedemuseus.
BENTO GONÇALVES
As atividades serão postadas nas redes sociais do Museu: no Facebook Museu Do Imigrante e no Instagram @museudoimigrantebg.
:: Segunda-feira (17) - Informativo Laços Patrimoniais.
:: Terça-feira (18) – Dentro da Programação da Bandeira do Haiti - Post sobre o Dia da Bandeira do Haiti.
:: Quarta-feira (19)– Dentro da 7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana - Tour virtual no Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos.
:: Quinta-feira (20) – Dentro das atividades do projeto Laços Patrimoniais - Caminhada virtual pelo bairro São Roque.
:: Sexta-feira (21) - Lançamento da exposição online - "Passados presentes: trajetórias da educação patrimonial no Museu do Imigrante".
FARROUPILHA
:: Terça-feira (18) - a partir desta data estarão disponíveis os conteúdos audiovisuais referentes à Semana Nacional de Museus. O acesso será pelas plataformas digitais da prefeitura e da Casa de Cultura.