Seguindo uma tendência mundial imposta pela pandemia, a readequação de eventos culturais para o ambiente digital tem pelo menos um lado positivo: garantir o alcance a mais pessoas. Desta forma, quem mora longe dos grandes centros urbanos acaba sendo beneficiado com opções artísticas que, muitas vezes, ficavam restritas às capitais. Para os fãs de cinema, por exemplo, as atrações têm crescido com a adaptação de consagrados festivais para as plataformas online. Nesta semana, pelo menos três deles – É Tudo Verdade, Fantaspoa e Cine Esquema Novo – disponibilizam suas respeitadas programações a qualquer espectador com acesso à internet.
Seleção que se dedica exclusivamente a produções documentais, o festival É Tudo Verdade oferece sessões até este domingo. Uma das estreias da programação, aliás, tem ligação com Caxias do Sul, já que é estrelada por um dos moradores mais ilustres da cidade: o argentino Lucio Yanel. Em Dois Tempos, o violonista divide cena com o amigo de longa data e também músico Yamandu Costa. Trata-se de um road movie cheio de afeto, memórias e música. A estreia ocorreu na segunda, mas nesta terça (13) ainda é possível conferir a reprise do filme, às 15h, e o debate com participação dos diretores, às 17h. Outra estreia bastante esperada do festival é Alvorada, documentário assinado pela premiada cineasta Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta?) em parceria com Lô Politi. A obra acompanha o cotidiano da primeira presidenta a governar o Brasil, Dilma Rousseff, durante o desenrolar do impeachment que a tirou do poder. A sessão ocorre às 21h desta terça (veja mais informações no box abaixo).
Já o 14º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira, tradicional atração em Porto Alegre, realiza edição online até esta quinta. A mostra competitiva agrupa 31 trabalhos selecionados de 11 Estados brasileiros. A programação contempla ainda uma seleção de filmes de Welket Bungué, artista convidado que vive na Guiné Bissau.
Também está em andamento o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa), atualmente na 17ª edição. A programação conta com mais de 160 filmes, entre curtas e longas, realizados em 40 países. Entre os destaques da programação está o francês Jumbo, da diretora Zoé Wittock e estrelado por Noémie Merlant (Retrato de uma Jovem em Chamas). O longa acompanha a funcionária de um parque de diversões que acaba desenvolvendo uma relação peculiar com um dos brinquedos.
FESTIVAL É TUDO VERDADE
- Quando: até o dia 18.
- Acesso: plataforma Looke (saiba mais em http://etudoverdade.com.br) e YouTube do festival.
- Programação para esta terça:
- 15h: Dois Tempos - Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens
- 19h: Vicenta (Argentina) - Competição Internacional de Longas e Médias-Metragens
- 21h: Alvorada - Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens
CINE ESQUEMA NOVO
- Quando: até o dia 15
- Acesso: por meio do site https://www.cineesquemanovo.org/ e redes sociais do festival.
- Programação para esta terça:
- Não há horários específicos para as exibições, elas ficam disponíveis para ser acessada 24 horas por dia durante o período do festival.
FANTASPOA
- Quando: até o dia 18
- Acesso: pela plataforma Wurlak (é preciso fazer cadastro). Saiba mais em fantaspoa.com.
- Programação para esta terça:
- Cada título fica disponível no serviço de streaming até atingir a marca de três mil visualizações.