Foi em um compromisso profissional que a caxiense Celiz Frizzo conheceu pessoalmente uma das mulheres mais poderosas do Brasil – dona de uma fortuna estimada em R$ 24 bilhões – e também uma das mais admiradas, não apenas pela ascensão nos negócios, mas também por seu envolvimento em causas sociais. Dona do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano esteve em Caxias pouco antes de estourar a pandemia, em fevereiro de 2020. Gerente de recursos humanos no Grupo Brinox, empresa caxiense fornecedora da gigante do varejo, Celiz pôde contar sobre alguns projetos transformadores que lidera, e recebeu da empresária uma provocação: criar na Serra um núcleo do Grupo Mulheres do Brasil (GMB), formado por Trajano em 2013 para atuar contra toda desigualdade e discriminação.
Desafio aceito, Celiz uniu forças com duas amigas que passaram a compor, desde dezembro, o colegiado do Núcleo Regional de Caxias do Sul do Mulheres do Brasil: a advogada Andrea Varaschin Webber e a empresária Júlia Bertolucci. Suprapartidário, o movimento tem como premissa atuar politicamente sem, no entanto, ter qualquer envolvimento com partidos ou movimentos políticos. Outro princípio é não movimentar dinheiro em suas ações, mas se propor a ser uma ponte que ajude a ligar causas sociais e seus representantes a interessados em ajudar.
– Não colocamos ideologia política em discussão. Isso é um princípio inegociável. Nosso partido é o Brasil e nosso interesse é lutar por um país mais justo e igualitário. Também não queremos “reinventar a roda”, nem iremos apresentar novos projetos. A ideia é ser esse coletivo que ajude a potencializar boas iniciativas, sejam elas de prefeituras ou de movimentos independentes – destaca Celiz.
Dividido em cinco comitês temáticos (Igualdade Racial, Violência Contra a Mulher, Saúde, Educação e Comunicação), o núcleo já conta com 150 mulheres e busca crescer para poder atuar em ainda mais áreas (o MB atua em 20 frentes, baseado na Agenda 2030 da ONU, um plano global para alcançar um mundo melhor e mais sustentável). Para isso, na próxima quinta-feira (8), o GMB caxiense realiza o evento virtual Portas Abertas, uma live voltada a todas as interessadas em conhecer mais ou ingressar no grupo, e que terá a participação da vice-presidente do GMB, a empresária catarinense Sônia Hess, que transformou uma pequena empresa familiar na maior camisaria da América Latina, a Dudalina.
UNIÃO PELA VACINA
Uma das iniciativas em que o núcleo caxiense já marca presença é no movimento Vacina Para Todos, que surgiu dentro do Mulheres do Brasil com o objetivo de auxiliar o país a vacinar toda sua população até setembro. O grupo enviou questionários para os 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), buscando entender quais as vulnerabilidades que cada prefeitura enfrenta ou prevê enfrentar para imunizar a sua população, principalmente quando as doses chegarem em maior quantidade – o que, espera-se, ocorra a partir deste mês.
Caxias do Sul foi um dos primeiros municípios a responder o questionário, no qual apontou preocupação com demandas como freezers, caixas térmicas, banheiros químicos para os drive-thrus, além de alimentação, capas de chuva e luvas para as equipes vacinadoras. A partir destas respostas, o grupo irá usar da sua força de mobilização e também da influência de suas representantes para buscar empresas “madrinhas” para a causa.
– Lógico que não iremos fornecer mais vacinas, mas vamos ajudar a aparelhar os municípios para que nenhuma pessoa fique sem receber vacina por falta de estrutura. Nosso papel é o de facilitar a conexão entre o poder público e a sociedade civil, identificando as carências e as possíveis soluções – destaca Andrea Varaschin Webber.
Celiz Frizzo acrescenta que a intenção do Unidos Pela Vacina não é expor fraquezas, mas sim ajudar a construir soluções diante de uma situação que nenhum município poderia estar realmente preparado, dada a dimensão do problema.
– É uma atuação muito séria, todo ela auditada, a fim de destravar processos e de contribuir para o fortalecimento da saúde pública. Mesmo quando a pandemia passar, todas as doações ficarão como um legado para o SUS – ressalta.
Entre ações práticas de curto prazo e iniciativas que visam fortalecer o grupo para o futuro, as idealizadores do Núcleo Regional de Caxias do Sul do GMB acreditam poder ser uma ferramenta que chega para ajudar a transformar a realidade das mulheres da cidade, agregando influência e atitude a causas que às vezes só precisam de mais visibilidade e apoio para crescer.
– Toda mulher que se identifica com o feminismo e com a luta por uma sociedade mais inclusiva e diversa, e menos violenta e desigual, está convidada a se juntar a nós. A soma de esforços é o que nos fará cada vez mais relevantes – enfatiza Andrea Varaschin.
Agende-se
O quê: evento virtual Portas Abertas, do núcleo de Caxias do Sul do Grupo Mulheres do Brasil, com participação de Sônia Hess
Quando: quinta-feira (8) às 19h
Onde: Canal do YouTube do Grupo Mulheres do Brasil
Quanto: acesso gratuito
Participe
Interessadas em se juntar ao núcleo caxiense do Grupo Mulheres do Brasil podem se cadastrar pelo site, na seção Junte-se a Nós.