Molhados na Chuva é nome dos mais tradicionais quando o assunto é teatro de bonecos em Caxias do Sul. Na ativa há 28 anos, completados exatamente nesta segunda (5), a companhia mantida pelos irmãos Ranulfo e Rafael Homem tem na conta a confecção de mais de 200 personagens.
– Sem contar os (bonecos) que a gente fez para outros grupos – pondera Rafael.
Esse universo de histórias e figuras criadas para cativar crianças e adultos povoa a Mostra Multicultural Molhados na Chuva, que ganha episódios online a partir desta segunda. A transmissão ocorre por meio do canal de YouTube do grupo, dividida em cinco vídeos de oito minutos cada. As estreias serão semanais.
A iniciativa, custeada via Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) e com apoio da Randon e Racon Consórcios, era para ser uma mostra presencial em cinco bairros da cidade. Mas o agravamento da situação pandêmica na região exigiu uma readequação. Desta forma, a saída encontrada foi a gravação de vídeos que incluíssem os elementos previstos pelo grupo na origem da ideia: um pouco de história, um pouco de bastidores e um pouco de teatro.
– Basicamente, era uma mostra que teria exposição, exibição de vídeos e, ao final do dia, uma apresentação, em diferentes bairros. Mas a pandemia não deixou. Então, criamos vídeos nos quais vamos falar um pouco das nossas participações em Festas da Uva, nossas viagens, recortes de jornal, fazendo um apanhado geral. Também gravamos algumas esquetes dentro do nosso ateliê. No último episódio terá a participação de todos os nossos bonecos – explica Rafael.
Durante os vídeos o público poderá “se encontrar” com personagens que marcaram a trajetória do Molhados na Chuva. Caso do Menino de Rua, que protagoniza uma emocionante esquete montada ainda nos primórdios do grupo; ou do Guitarrista e do Michael Jackson, responsáveis pelos tradicionais números de música. Os episódios trazem trechos gravados no Centro de Cultura Ordovás e outros (as encenações com bonecos) no ateliê do grupo. A captação e edição é de Nando Mota.
Com outro projeto – aprovado via Financiarte – temporariamente suspenso por conta da pandemia, a Cia. Molhados na Chuva tem consciência de que a comemoração pelos seus 28 anos de trajetória se dá num momento de muita dificuldade para toda a classe artística.
– Estamos sentindo falta das palmas, do abraço, da catarse, da energia – diz Rafael.
Apesar do cenário repleto de desafios, o Molhados na Chuva se agarra numa das ferramentas mais especiais da arte: a capacidade de levar esperança.
– Tem gente que não consegue pagar o aluguel, como vai ver arte? Mas é por isso que estamos tentando levar a arte até elas neste momento, e um pouco de otimismo – sintetiza o bonequeiro.
Programe-se
- O quê: Mostra Multicultural Molhados na Chuva.
- Quando: a partir desta segunda (5), e nas próximas quatro semanas.
- Onde: no canal de YouTube do grupo, disponível pelo link.
- Quanto: acesso gratuito.