A chegada de um cartão postal pelo correio denota que o remetente, geralmente viajando por algum endereço incrível do mundo, lembrou com carinho do destinatário. É um afago que chega em forma de mensagem... mais ou menos a mesma proposta do espetáculo que o coletivo caxiense de dança contemporânea Quarta “envia” ao público neste domingo (4). O Cartão Postal do grupo surge no formato de quatro manifestos coreográficos e audiovisuais, conduzidos pelos bailarinos Ander, Assaury Hiroshi, Cibele Biasuz e Paula Giusto.
– O Quarta sempre teve uma proposta de acolhimento. Em todos os trabalhos, a gente esperava o público na chegada, sempre teve uma relação muito próxima com o público. Queríamos descobrir como fazer isso ser mantido de alguma maneira. A ideia do Cartão surge porque a gente sente muito sozinho neste momento, então, questionamos: o que lembra essas situações de aproximação à distância? Surgiu como uma proposta de tentar manter a memória de repertório das pessoas sobre o cartão postal – justifica a coreógrafa Gi Sacchet, que participou da criação das performances ao lado dos bailarinos.
Viabilizado via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias, a montagem tem trilha sonora assinada por Beto Scopel. As coreografias foram gravadas numa grande sala vazia e em estado de “pré-reforma”, como define Gi. O ambiente, assim como as temáticas abordadas por cada um dos bailarinos em suas criações, se conectam com questões do momento atual. A solidão foi inspiração para um dos trabalhos, por exemplo.
– Incorporamos esta precariedade do lugar, são muitos espaços vazios. O local trouxe essa informação para eles (bailarinos). E são corpos que estão vivendo este momento atual, então, não tem como a gente separar o que está acontecendo da forma como eles se manifestam. Cada bailarino tem as suas questões, e que estão no trabalho. São ânsias de cada um. E o que une todos são as fragilidades e o momento presente – diz Gi.
No lugar da tradicional caixinha de correio, o Cartão Postal do coletivo Quarta chegará por meio de uma caixa aberta no computador, reflexo dos nossos tempos. Mas a frieza que muitas vezes o meio digital sugere, será desafiada. Aliás, o texto-manifesto que acompanha a obra é assinado assim: “com afeto, Gislaine, Paula, Assaury, Cibele e Ander”.
Programe-se
- O quê: espetáculo de dança contemporânea Cartão Postal.
- Quando: neste domingo (4), às 16h.
- Onde: acesso pelo IGTV do perfil de Instagram @quartaparede_quarta.
- Quanto: acesso gratuito.