A participação do grupo caxiense Cirandeira da Cultura Popular no projeto Videodança RS vai render uma videodança e um minidocumentário. Esses registros serão gravados por aqui nesta sexta (2) e sábado (3), utilizando como cenário o Monumento ao Imigrante, a Estação Férrea e a Casa de Pedra. O trabalho é realizado pela produtora de vídeo especializada em dança MOOV.art.
O Cirandeira foi um dos coletivos escolhidos por Fernando Muniz, diretor da MOOV.art e idealizador do projeto, com o intuito de representar a dança atrelada ao ativismo social no Rio Grande do Sul. Caxias deve abrir a série de gravações do Videodança RS, dando visibilidade ao projeto coordenado pela dançarina e pesquisadora Vanessa Carraro que valoriza linguagens das danças afro e manifestações populares brasileiras.
O projeto também prevê cachê de R$ 10 mil para cada formação e contratação de profissionais de produção e figurino em cada região, gerando renda e fortalecendo a economia criativa por onde passar. Os recursos são da Lei Aldir Blanc.
Quando finalizado, todo o material audiovisual e os documentários poderão ser conferidos em diferentes plataformas e mídias de comunicação.