Tem grupo caxiense participando do Videodança RS, iniciativa promovida a nível estadual com recursos da lei Aldir Blanc. O projeto vai dar visibilidade a grupos de dança de seis regiões do Estado, registrando seus trabalhos em videodanças e documentários. A ação também prevê cachê de R$ 10 mil para cada formação e contratação de profissionais de produção e figurino em cada região, gerando renda e fortalecendo a economia criativa desses lugares. Outra atividade prevista é a realização de oficinas presenciais de introdução à produção de videodança para estudantes da rede estadual de educação.
O Cirandeira da Cultura Popular (foto) foi o escolhido para representar Caxias do Sul no projeto. O grupo proporciona vivências de percussão e dança das manifestações populares brasileiras e já atingiu mais de 200 pessoas da comunidade e da rede escolar. Além deles, também participam do Videodança RS os grupos Dança Giro Livre (Santana do Livramento), Grupo Lado B da Rua (Santo Ângelo), Royale Escola de Dança e Integração Social (Santa Maria), Rua em Cena (Pelotas), e FlashBlack Cia de Dança (Porto Alegre).
A primeira atividade relacionada ao Videodança RS está marcada para esta segunda (25), às 19h. Trata-se de um workshop de composição para videodança, uma oficina de formação em produção audiovisual. As inscrições estão disponíveis pelo http://bit.ly/workshopvideodancaRS. A participação é gratuita, mas existe a possibilidade de doação solidária de R$ 25.