Inicia-se hoje, no ambiente virtual, a segunda edição do projeto Entre a Espada e a Rosa – Seminário de Debates Sobre o Dia Internacional da Mulher. Iniciativa do Instituto de Leitura Quindim, a maratona de bate-papos seguirá até domingo, com um time de convidadas que se destacam em diversos segmentos da cultura, da educação e da política. É da esfera política, inclusive, a grande homenageada desta edição, a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), autora da Lei Aldir Blanc, cuja trajetória é marcada pela defesa dos direitos das mulheres e contra a desigualdade social.
Além da própria homenageada, o evento terá a participação das escritoras indígenas Graça Graúna e Eliane Potiguara; a pedagoga Raquel Kubeo, também indígena; a vereadora caxiense Denise Pessoa (PT); a pesquisadora literária Roberta Saldanha; as escritoras Maria Valéria Rezende, Natália Borges Polesso e Alessandra Rech; a ex-secretária municipal de Educação do RJ e professora da Faculdade de Educação de Harvard Claudia Costin; a educadora Pilar Lacerda; a vice-prefeita de Caxias do Sul Paula Ioris (PSDB); a ilustradora Ana Thomas Terra; o poeta trans Tom Grito; e a atriz caxiense e especialista em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade Márcie Vieira, também mulher trans.
Para fechar a programação, no domingo, o coletivo Leia Mulheres, que em Caxias do Sul é mediado por Roberta Saldanha, irá discutir a obra A Moça Tecelã (2004), de Marina Colasanti (escritora homenageada na primeira edição do evento, no ano passado).
– São discussões sociais fundamentais que todo o equipamento cultural preocupado com a educação brasileira precisa abordar – destaca o idealizador e presidente do Quindim, Volnei Canônica.
Os encontros virtuais são abertos e gratuitos, com transmissão pelas redes sociais do ILQ (@institutodeleituraquindim, no Facebook e no Instagram). Interessados em receber o certificado de participação precisam fazer a inscrição prévia pelo link https://bit.ly/3sCAoe8.
Programação
Segunda-feira, às 19h: Mulher Indígena na sociedade contemporânea – Graça Graúna e Eliane Potiguara
Mediação: Raquel Kubeo
Terça, às 19h: Mulher negra nos espaços da política pública – homenageada à deputada federal Benedita da Silva
Mediação: vereadora Denise Pessoa
Quarta, às 19h: Mulher e Literatura – Maria Valéria Rezende e Natália Polesso
Mediação: Alessandra Rech
Quinta, às 19h: Mulher e Educação – Cláudia Costin e Pilar Lacerda
Mediação: vice-prefeita Paula Ioris
Sexta, às 19h: Mulher e Gênero – Ana Thomas Terra e Tom Grito
Mediação: Márcie Vieira
Domingo, às 15h: Leia Mulheres – Leitura e discussão da obra “A moça tecelã”, de Marina Colasanti
Mediação Roberta Saldanha