Não precisa apresentar uma estatística para ilustrar o quanto a amizade entre "ex" e "atual" de uma pessoa é pouco comum. Mais inusitado ainda é essa amizade virar uma parceria como a de Caciano Kuffel e Fernando Bins, respectivamente ex-namorado e atual marido da social media Maryleen Horstmann, que estão lançando o livro De Repente Sozinha, escrito pelas quatro mãos masculinas do trio.
Maryleen e Caciano, ator e blogueiro com 1,4 milhão de seguidores no Instagram (@cacianocomc), foram namorados. Após se separarem, ela começou a namorar com Fernando, jornalista e psicólogo,com quem se casou. Quando os dois homens descobriram que tinham em comum não apenas a ligação com ela, mas também a afinidade pela literatura e por temas de psicologia, a amizade cresceu e virou parceria artística e comercial.
- O Caciano começou a perceber entre seus seguidores a recorrência de comentários a respeito de ansiedade, principalmente por conta da pandemia, e teve a ideia de escrevermos esse livro juntos. A ideia é tratar de um assunto denso, mas de uma forma leve e envolvente. Ele contribui mais com o lado artístico e das percepções, suas e dos seu seguidores, e eu com o toque mais literário e técnico sobre assunto - comenta Fernando, que é autor de dois romances, Contagem dos Inocentes (2013) e Os Olhos do Condenado (2015).
O livro não tem relação direta com a relação peculiar que une os autores. Trata-se de uma obra de ficção, que tem como pano de fundo o transtorno de ansiedade, mal que afeta oito milhões de brasileiros.
- É a "jornada do herói" vivida pela personagem, uma menina que certo dia deparou com uma situação em que se viu sozinha no mundo. Sem pessoas ao redor, sem barulho provocado por pessoas. Quando ela volta ao normal, parte em busca de entender o que aconeceu, e nisso entram na história questões de ansiedade e solidão que ela vai aprender a lidar - antecipa o psicólogo.
Para Maryleen, ver o marido e o ex-namorado desenvolverem uma relação de amizade é motivo de orgulho. Responsável pelas redes sociais do projeto intitulado Pense Com Carinho, site que faz a venda do livro e deverá reunir outros produtos associados à obra, como camisetas e canecas, ela destaca a maturidade dos dois:
- Claro que não é algo que valha para todas as relações, mas eu acho que as pessoas esquecem de valorizar o que deu certo enquanto durou. Por que tem que ser pra sempre pra ter dado certo e valido a pena? Essa amizade só foi possível porque o Caciano e eu tivemos maturidade para perdoar o que fizemos um ao outro e motivou o fim da relação, da mesma forma que Fernando foi muito maduro ao entender essa amizade. Se o atual não convive bem, é muito difícil haver essa relação. Mas eu jamais imaginaria que eles iriam acabar escrevendo um livro juntos (risos).
De repente, sozinha pode ser adquirido pelo site. Quem quiser saber mais detalhes sobre a obra pode seguir o perfil criado no Instagram: @derepentesozinha.