Programação que costuma render a maior bilheteria anual à Sala Ulysses Geremia, o Festival Varilux de Cinema Francês será o responsável por encerrar as atividades do espaço neste atípico 2020. Foram quase oito meses de portas fechadas por conta da pandemia até reabrir no último fim de semana, com ocupação máxima reduzida a 35 pessoas. Ao todo, as quatro sessões oferecidas nesta retomada reuniram cerca de 60 pessoas, o que animou a organização para seguir oferecendo novidades na sala. A confirmação da realização do Varilux foi uma surpresa boa, já que a programação havia investido numa edição online no meio do ano, com obras de anos anteriores, por conta da pandemia. Assim que soube que uma edição do festival com filmes inéditos havia sido confirmada, a direção da Ulysses Geremia empenhou-se para reafirmar a parceria com Caxias. E conseguiu. A seleção com 18 filmes ocupa o espaço a partir deste sábado, e vai até o dia 20 de dezembro.
— Até o ano passado contamos com a parceria preciosa da Aliança Francesa, que acabou fechando em Caxias. Então, entramos em contato com a Bonfilm (realizadora do festival) e eles aceitaram nossa proposta de grade de exibição com um mês de duração e não com sessões diárias em 15 dias, como costuma acontecer em outras cidades — explica Gilmar Marcílio, curador da Ulysses Geremia.
O Varilux é realizado em Caxias do Sul desde 2017, mas no Brasil já teve 10 edições, sempre revelando filmes inéditos realizados na França. O país tem uma boa tradição com comédias e, neste ano, a seleção deve priorizar o gênero como uma forma de abraçar o público neste difícil momento.
— Privilegiar a comédia é um reflexo dos nosso tempos — diz Marcílio.
Entram neste leque cômico produções como A Boa Esposa, protagonizada por Juliette Binoche, uma das maiores estrelas do cinema francês, e que levou mais de 600 mil espectadores aos cinemas do país após a reabertura das salas de cinema, em junho. Em Caxias, a sessão deste que é um dos mais aguardados longas da mostra ocorre no dia 29 de novembro e 17 de dezembro. A abertura do Varilux no cinema do Centro de Cultura Ordovás, no entanto, oferece uma obra não tão leve. Mais que Especiais, com Vincent Cassel no elenco, aborda o universo habitado pelas crianças e adolescentes autistas. Apesar de apresentar certeiros alívios cômicos, o filme investe mais na veia dramática ao acompanhar a luta diária de dois profissionais que dedicam carinho, atenção e cuidado a esses pacientes.
Como acontece em todas as edições, o Festival Varilux também apresenta um filme clássico em sua programação. Neste ano, o escolhido foi Acossado, de Jean Luc-Godard, em homenagem aos 60 anos da Nouvelle Vague. O longa de 1960, considerado uma obra-prima do cinema, vai encerrar a programação do Varilux em Caxias, no dia 20 de dezembro. A programação completa está abaixo.
AGENDE-SE
:: O quê: Festival Varilux de Cinema Francês.
:: Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312).
:: Quando: de 21 de novembro e 20 de dezembro de 2020, com sessões de quarta a domingo (sempre às 19h30min, exceto na abertura).
:: Abertura: neste sábado (21), às 18h, com o drama Mais que Especiais.
:: Quanto: R$ 10 e R$ 5 (estudantes, beneficiários ID Jovem, idosos e servidores municipais).
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
21 de novembro - 18h
Mais que Especiais (2019)
Sinopse: Há 20 anos Bruno e Malik vivem num mundo à parte, aquele habitado pelas crianças e adolescentes autistas. Trabalhando cada um em uma instituição diferente, eles se dedicam à formação de jovens vindos de bairros problemáticos para tentar lidar com esses casos considerados "super-complexos". Uma aliança pouco usual para personalidades fora do comum.
22 de novembro - 19h30
Sou francês e preto (2020)
Sinopse: JP, um ator mal-sucedido de 40 anos, decide organizar o primeiro grande protesto pela causa negra na França, mas seus encontros, muitas vezes burlescos, com personalidades influentes da comunidade e o apoio entusiasta de Fary, o fazem hesitar entre o desejo de estar à frente dos palcos e seu engajamento enquanto militante.
25 de novembro - 19h30
Notre Dame (2019)
Sinopse: Maud Crayon, arquiteta e mãe de duas crianças, conquista - graças a um mal-entendido - o grande concurso promovido pela prefeitura de Paris para reformar o pátio diante da catedral de Notre-Dame. Às voltas com essa nova responsabilidade, ela se vê em meio a uma tempestade ao ter de lidar ao mesmo tempo com um antigo amor da juventude que reaparece de repente e com o pai de seus filhos, a quem não chega a abandonar completamente.
26 de novembro - 19h30
Gargarine (2020)
Sinopse: Youri, 16 anos, cresceu em Gagarine, enorme conjunto habitacional de tijolos vermelhos em Ivry-sur-Seine, onde sonha em se tornar um cosmonauta. Ao tomar conhecimento de que o lugar onde mora está ameaçado de demolição, Youri decide se somar a um movimento de resistência. Com a cumplicidade de Diana, Houssam e dos moradores, ele se atribui a missão de salvar o conjunto habitacional, transformado na sua "nave espacial".
27 de novembro - 19h30
O Capital no Século XXI (2019)
Sinopse: Adaptado do livro homônimo de Thomas Piketty, uma das obras mais importantes dos últimos anos. Intercalando referências à cultura pop com intervenções dos mais influentes especialistas de nossa época, o filme propõe uma viagem através da história moderna de nossas sociedades. O documentário contrapõe a riqueza e o poder de um lado e, do outro, o progresso social e as desigualdades. Uma reflexão necessária para compreender o mundo de hoje.
28 de novembro - 19h30
Verão de 85 (2020)
Sinopse: No verão em que completa 16 anos, Alexis, ao se aventurar no mar na costa da Normandia, é salvo heroicamente do naufrágio por David, 18 anos. Alexis acaba de encontrar o amigo dos seus sonhos. Porém este sonho durará mais do que um verão? O verão de 1985.
29 de novembro - 19h30
A Boa Esposa (2020)
Sinopse: Cuidar do lar e se curvar aos deveres conjugais sem se queixar: é o que ensina com todo o zelo Paulette Van Der Beck em sua escola da vida doméstica. Porém todas as suas certezas ficam abaladas ao se ver viúva e arruinada. Será o efeito da volta de seu primeiro amor ou o vento da liberdade de maio de 68? E se a esposa cordata se transformasse numa mulher livre?
2 de dezembro - 19h30
Slalom (2020)
Sinopse: Aos 15 anos, Lyz acaba de se somar à prestigiosa equipe de esqui do colégio de Bourg-Saint-Maurice. Fred, ex-campeão que assume o papel de treinador, decide pôr todas as suas fichas na nova integrante. Entusiasmada pelo apoio recebido, Lyz se entrega de corpo e alma ao seu objetivo. Porém, após acumular sucessos, rapidamente ela começa a ficar abalada sob a pressão e o domínio exercidos por Fred.
3 de dezembro - 19h30
DNA (2020)
Sinopse: Neige, divorciada e mãe de três crianças, visita regularmente Emir, seu avô argelino, vivendo agora num asilo para idosos. Ela adora e admira aquele que exerce o papel de sustentáculo da família, o homem que a criou e que sobretudo a protegeu da atmosfera tóxica que marcava o relacionamento com os pais. As relações entre os muitos integrantes da família são complicadas e a morte do avô acabará por desencadear uma tempestade familiar e uma profunda crise de identidade em Neige.
4 de dezembro - 19h30
Apagar o histórico (2020)
Sinopse: Num loteamento no interior da França, três vizinhos se descobrem vítimas das novas tecnologias e redes sociais. Marie é alvo de chantagem devido a um vídeo de conteúdo sexual; Bertrand vê a filha ser objeto de bullying na escola e Christine, motorista de carros de aluguel, se mostra inconformada ao constatar que as notas dadas por seus clientes se recusam a melhorar. Juntos, decidem declarar guerra aos gigantes da internet.
5 de dezembro - 19h30
Minhas férias com Patrick (2020)
Sinopse: Há meses Antoinette espera pelo verão e pela promessa de uma semana romântica com seu amante, Vladimir. Quando este cancela as férias planejadas pelos dois para partir para a Cévennes na companhia da esposa e da filha, Antoinette não perde muito tempo refletindo sobre a questão: decide sair atrás dele! Porém, ao chegar, não há nem sinal de Vladimir, apenas um asno teimoso que passa a acompanhá-la no seu périplo singular.
6 de dezembro - 19h30
Meu primo (2019)
Sinopse: Pierre é o executivo à frente de uma grande empresa familiar. Prestes a fechar o que parece ser o negócio do século, ele deve cumprir uma última formalidade: recolher a assinatura de seu primo, Adrien, que detém 50% das ações da empresa. Este, um sonhador afável e idealista, que costuma incorrer em gafes e constrangimentos em série, fica tão feliz em reencontrar o primo Pierre que é tomado pelo desejo de passar mais tempo na sua companhia. Para tanto, decide retardar a urgente assinatura. Pierre não tem outra opção senão embarcar ao lado de Adrien numa viagem de negócios mais do que movimentada, na qual sua paciência será posta à prova.
9 de dezembro - 19h30
A garota da pulseira (2020)
Sinopse: Morando numa área residencial impessoal e sem história, Lisa, aos 18 anos, acaba de fazer o exame para ingressar na universidade. Porém, há dois anos ela usa uma pulseira, pois é acusada de ter assassinado sua melhor amiga.
10 de dezembro - 19h30
Persona non grata (2019)
Sinopse: José e Maxime são amigos e sócios minoritários numa empresa de construção que enfrenta dificuldades. Diante da necessidade de defender seus interesses, eles tomam uma decisão radical. Um segredo sombrio passa, então, a unir o destino dos dois. Quando começam a vislumbrar um futuro melhor, um estranho personagem entra em suas vidas.
11 de dezembro - 19h30
A famosa invasão dos ursos na Sicília (2019)
Sinopse: Tudo começa quando, Tonio, o filho do rei dos ursos, é capturado por caçadores nas montanhas da Sicília. Alegando o rigor de um inverno que ameaça matar de fome o seu povo, o rei decide então invadir a planície habitada pelos homens. Com ajuda de seu exército e de um mágico, ele consegue obter a vitória e acaba por reencontrar Tonio. Porém logo chega à conclusão de que o povo dos ursos não foi feito para viver no país dos homens.
12 de dezembro - 19h30
Donas da bola (2020)
Sinopse: Após se envolver numa briga, a equipe inteira de futebol da pequena cidade de Clourrières é suspensa até o fim da temporada. Com o objetivo de salvar esse pequeno clube do norte da França, que corre o risco de desaparecer, o técnico decide formar um time composto exclusivamente de mulheres para chegar ao fim do campeonato. Essa situação acabará por transformar completamente o cotidiano das famílias, abalando as convenções há muito estabelecidas naquela comunidade.
13 de dezembro - 16h
A famosa invasão dos ursos na Sicília (2019)
Sinopse: Tudo começa quando, Tonio, o filho do rei dos ursos, é capturado por caçadores nas montanhas da Sicília. Alegando o rigor de um inverno que ameaça matar de fome o seu povo, o rei decide então invadir a planície habitada pelos homens. Com ajuda de seu exército e de um mágico, ele consegue obter a vitória e acaba por reencontrar Tonio. Porém logo chega à conclusão de que o povo dos ursos não foi feito para viver no país dos homens.
13 de dezembro - 19h30
Minhas férias com Patrick (2020)
Sinopse: Há meses Antoinette espera pelo verão e pela promessa de uma semana romântica com seu amante, Vladimir. Quando este cancela as férias planejadas pelos dois para partir para a Cévennes na companhia da esposa e da filha, Antoinette não perde muito tempo refletindo sobre a questão: decide sair atrás dele! Porém, ao chegar, não há nem sinal de Vladimir, apenas um asno teimoso que passa a acompanhá-la no seu périplo singular.
16 de dezembro - 19h30
Meu primo (2019)
Sinopse: Pierre é o executivo à frente de uma grande empresa familiar. Prestes a fechar o que parece ser o negócio do século, ele deve cumprir uma última formalidade: recolher a assinatura de seu primo, Adrien, que detém 50% das ações da empresa. Este, um sonhador afável e idealista, que costuma incorrer em gafes e constrangimentos em série, fica tão feliz em reencontrar o primo Pierre que é tomado pelo desejo de passar mais tempo na sua companhia. Para tanto, decide retardar a urgente assinatura. Pierre não tem outra opção senão embarcar ao lado de Adrien numa viagem de negócios mais do que movimentada, na qual sua paciência será posta à prova.
17 de dezembro - 19h30
A boa esposa (2019)
Sinopse: Cuidar do lar e se curvar aos deveres conjugais sem se queixar: é o que ensina com todo o zelo Paulette Van Der Beck em sua escola da vida doméstica. Porém todas as suas certezas ficam abaladas ao se ver viúva e arruinada. Será o efeito da volta de seu primeiro amor ou o vento da liberdade de maio de 68? E se a esposa cordata se transformasse numa mulher livre?
18 de dezembro - 19h30
Verão de 85 (2020)
Sinopse: No verão em que completa 16 anos, Alexis, ao se aventurar no mar na costa da Normandia, é salvo heroicamente do naufrágio por David, 18 anos. Alexis acaba de encontrar o amigo dos seus sonhos. Porém este sonho durará mais do que um verão? O verão de 1985.
19 de dezembro - 19h30
DNA (2020)
Sinopse: Neige, divorciada e mãe de três crianças, visita regularmente Emir, seu avô argelino, vivendo agora num asilo para idosos. Ela adora e admira aquele que exerce o papel de sustentáculo da família, o homem que a criou e que sobretudo a protegeu da atmosfera tóxica que marcava o relacionamento com os pais. As relações entre os muitos integrantes da família são complicadas e a morte do avô acabará por desencadear uma tempestade familiar e uma profunda crise de identidade em Neige.
20 de dezembro - 19h30
Acossado (1960)
Sinopse: Michel Poiccard, um criminoso obcecado por Humphrey Bogart, rouba um carro, mata um policial e vai para Paris, onde conhece Patricia Franchini, uma linda garota americana que vende jornais na Champs-Élysées. Poiccard tenta persuadi-la a fugir com ele para a Itália, sem lhe contar que é um foragido da justiça.
Leia também
Estão abertas as inscrições para o concurso Jornalista Por Um Dia 2020
Loja Mundo do Artesanato ganhou grafite para comemorar oito anos de história
Cantora de Antônio Prado participa de concurso online de teatro musical
VÍDEO: artista americano mandou recado a alunos de Caxias que fizeram trabalho inspirado nele
Série "Causos e Gaitas" estreia nesta quarta, nas redes do Festival Música de Rua