Se a pandemia de covid-19 forçou o adiamento da Festa Nacional da Uva para 2022, seus reflexos também influenciaram no processo de escolha das soberanas do evento maior de Caxias do Sul. A migração das atividades para as plataformas digitais foi uma saída encontrada para o chamado pré-concurso, que antecede o tradicional evento em que serão anunciadas a Rainha e as duas princesas da Festa, marcado para 27 de março do ano que vem.
No mês de setembro, as 13 candidatas cumpriram uma intensa jornada de atividades online, voltadas para aprofundar o conhecimento sobre a história e a cultura de Caxias do Sul. Além de assistir a duas palestras online sobre gastronomia italiana e mulheres na arte, ministradas pelo chef Carlos Bertolazzi e pela professora de Artes Visuais Silvana Boone, respectivamente, as moças tiveram de produzir vídeos falando sobre pontos turísticos de Caxias.
Elaborados de forma caseira para serem apresentados para as colegas, os vídeos têm um minuto de duração cada e podem ser conferidos nas redes sociais da Festa (@festanacionaldauva). É uma forma bacana de conhecer mais sobre as candidatas e que entidade ou empresa elas representam no concurso, mas também uma oportunidade de renovar o olhar sobre os encantos da cidade e do interior caxiense.
– Não apenas por ser virtual, mas por ser um pré-concurso muito longo, que irá durar um ano, nosso maior desafio, enquanto Comissão, é manter as meninas envolvidas. É um sonho de vida, que faz com que as rotinas mudem, e cujo nosso papel é ajudar a fazer com que elas não desistam diante das dificuldades. Os vídeos foram uma sugestão da Secretaria Municipal de Turismo e que as candidatas mergulharam de cabeça, com uma dedicação maravilhosa – destaca Fabiana Koch, diretora da Comissão Social da Festa Nacional da Uva,
Em outubro, as aspirantes ao posto terão uma série de palestras. Duas serão virtuais: sobre cuidados com a pele, com a dermatologista Theis Hepp; e sobre vivências como soberana, com a ex-Rainha Rafaelle Furlan (2016). Duas palestras presenciais também estão previstas: uma sobre oratória, com a professora Sirlei Cantarelli, e outra sobre etiqueta à mesa, com a table designer Isabel Commazetto.
– É muito importante que a gente possa voltar com algumas atividades presenciais, porque a sociedade sente falta do contato, de conhecer as candidatas. Em novembro queremos fazer a tradicional carreata em que elas desfilam sobre os carros antigos – antecipa Fabiana Koch.
Leia também
Banda Linfoma, de Caxias, lança clipe neste sábado
Gramado começa a receber decoração de Natal
A arte não para #18: as palhaçadas da Cia Espicula agora são virtuais
Gilmar Marcílio: os cínicos
Gosta de cinema? Então se liga nesta dica...
Henrique Zattera lança single criado na quarentena