Um novo mundo se desenha para artistas e trabalhadores da cultura após a pandemia. E enquanto não é possível vislumbrar um resultado final, alguns esboços partem de pessoas que já se adiantaram e estão refletindo sobre desafios e oportunidades para o setor mais impactado pela Covid-19. Algumas dessas mentes estarão reunidas nos Diálogos Culturais, série de bate-papos virtuais que se inicia nesta terça-feira, organizados e mediados pela produtora cultural caxiense Cali Troian.
Em quatro encontros virtuais abertos ao público, transmitidos ao vivo pelo canal Cali Gestão Cultural, no YouTube, as pautas relacionadas à cultura pós-pandemia irão receber o olhar de representantes de entidades voltadas para organização de eventos e para empreendedorismo, além de especialistas em economia criativa.
– Temos desafios que vão muito além de quando poderemos retomar as atividades culturais. Como iremos atender às futuras exigências e viabilizar isso financeiramente? Como está sendo o preparo para retornar às atividades quando a pandemia passar? O protocolo do museu é um, do teatro é outro, do evento ao ar livre é outro. Como outros países e outros estados estão se articulando? Iremos precisar de equipes ainda mais multidisciplinares para atuar em eventos que forneçam ao público, aos artistas e às equipes a devida segurança? São questões que traremos à luz com pessoas que as refletem sob diferentes perspectivas – resume a proponente.
Participam do primeiro encontro a fundadora e presidente da Associação Brasileira de Gestores Culturais, Kátia de Marco, a gerente regional do Sesc Caxias, Luciana Stello, e Rodrigo Machado, sócio-diretor da Opinião Produtora e um dos líderes do Grupo de Live Marketing do RS, que há duas semanas organizou o show-teste para a retomada de eventos no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre.
O Diálogos Culturais é viabilizado pelo edital emergencial FAC Digital, da Secretaria Estadual de Cultura. Cali Troian destaca que a ideia é levar o projeto adiante, com novas rodadas de conversa:
– Queremos dar continuidade com novas edições, para que este diálogo possa envolver o poder público, a academia, profissionais da área, a comunidade em geral.
A participação é aberta ao público. Para não perder o primeiro, nem os próximos encontros, é recomendável se inscrever no canal e ativar o envio de lembretes.
Terça-feira (22), às 18h
Covid-19 – Desafios e Perspectivas para a retomada das ações culturais
Kátia de Marco - Presidente da Associação Brasileira de Gestores Culturais
Luciana Stello - Gerente Regional do SESC Caxias
Rodrigo Machado - Sócio-diretor da Opinião Produtora
Caliandra Paniz Troian – Relações Públicas especialista em Gestão Cultural (também estará presente nos demais encontros)
29 de setembro (terça-feira), às 20h
Políticas culturais emergenciais e no pós-pandemia
Prof. Dr. José Márcio Barros - Coordenador do Observatório da Diversidade Cultural
Profa. Dra. Lia Calabre - Professora do PPGMA-FCRB e do PPCult-UFF
2 de outubro (sexta-feira), às 19h
Oportunidades para o setor cultural
Rômulo Avelar - Administrador, produtor e gestor cultural
Jane Bladina - Coordenadora nacional de Economia Criativa do Sebrae
Vanessa Kukul – Mentora de Negócios Criativos e Pesquisadora de Economia da Cultura
9 de outubro (sexta-feira), às 19h
Conversando com o público - reunião aberta