Toda a diversidade que marca o canto coral em Caxias do Sul poderá ser conferida no 23º Canta Caxias, que se inicia nesta segunda-feira, às 20h, inteiramente virtual por conta dos impedimentos impostos pela pandemia. Até 26 de outubro, irão passar pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura e do Coro Municipal 25 coros e grupos vocais, em performances inéditas gravadas durante a quarentena ou em vídeos de apresentações passadas.
Maior encontro de coros de um mesmo município no país, o Canta Caxias mostra como a cidade é eclética quando se trata de música: há grupos de de canto popular, erudito, sacro, folclórico e regionalista, formados por crianças, adultos e idosos, homens e mulheres, da cidade e do interior, que cantam em português, inglês, latim, italiano e dialetos. Em comum, além da identidade caxiense, o amor por soltar a voz, mesmo diante de uma tela de celular ou computador:
– Em contato com os coros nos últimos meses percebi que eles não pararam neste período e querem cantar. Entendemos então que seria uma forma do evento retomar a sua força, que é a integração e mostrar o que acontece no cenário coral caxiense, mesmo neste momento que nos impõe tantas limitações. Combinamos que cada coro irá apresentar aquilo que preferir, seja uma produção caseira em estilo mosaico ou alguma apresentação formal anterior à pandemia, e fechamos a programação de setembro com os grupos que já têm sua produção escolhida, e deixamos para outubro aqueles que ainda irão trabalhar em suas produções inéditas – destaca o regente do Coro Municipal, Renato Filippini.
Sob a batuta de Filippini, o Coro Municipal de Caxias, que desde maio apresenta no Facebook músicas gravadas com seus integrantes em casa durante a quarentena, é quem abre os trabalhos do festival. Esta semana ainda terá apresentações do Coral Unimed, na quarta-feira, e do Coro Juvenil da Fundação Marcopolo (sexta). Foi escolhida, no entanto, uma música extraída da filmagem do Concerto das Estações, realizado em outubro do no passado: Ballad to the moon, de Daniel Elder.
COMO ASSISTIR
Cada coral irá apresentar uma música, sempre às 20h. As performances poderão ser conferidas nas redes da SMC (@CulturaCaxiasDoSul) e no Facebook do Coro Municipal (CoroMunicipaldeCaxiasdoSul). Os vídeos também ficarão disponíveis na plataforma digital do Centro de Cultura Ordovás.
Programação de setembro
Segunda-feira: Coro Municipal
Quarta-feira: Coral Unimed
Sexta-feira: Coro Juvenil da Fundação Marcopolo
7 de setembro (segunda-feira): Vocal Aldo Locatelli
9 de setembro (quarta-feira): Coro Juvenil Moinho/ UCS
11 de setembro (sexta-feira): Coro Expressões da Serra
14 de setembro: Vocal infanto-juvenil Aldo Locatelli
16 de setembro: Coral FSG
18 de setembro: Coral Radize D’Italia
21 de setembro: Coral São Braz
23 de setembro: Vozes do Sul
25 de setembro: Coral Cristo Redentor
28 de setembro: Coro Vozes da Casa
30 de setembro: Coro Juvenil Unimed
Leia também
Yanto Laitano participa do programa Antes que Seja Tarde
Podcast Prende o Grito! estreia nesta sexta
Fotógrafo caxiense Ale Ruaro realiza exposição sobre a pandemia
Estudante e bibliotecário lança primeira obra da carreira na Feira do Livro de Caxias
Le Marché Chic funcionará no formato de loja temporária em setembro André Costantin: o primeiro homem