A pausa necessária imposta pelo período de distanciamento social tem sido de extrema produtividade para a fotógrafa caxiense Angela Pimentel. Em meio à pandemia de coronavírus, ela enxergou uma oportunidade para olhar para si e para a própria vida, dando espaço à reinvenção e aos seus primeiros trabalhos autorais. Um deles, inclusive, já ganhou dimensão internacional. A imagem acima, denominada Steady (imóvel, na tradução para o português), foi publicada no site do Fotodemic, um projeto online, criado pelo professor Fred Ritchin, do International Center of Photography, de Nova Iorque, como forma de explorar diferentes estratégias visuais para refletir sobre os impactos que o coronavírus tem gerado em escala global.
– O trabalho que venho desenvolvendo vem de um processo de experimentação, em que produzo autorretratos que falam de forma subjetiva dos meus dilemas internos. Essa foto foi criada num momento de reflexão sobre o transitar, os pés estão ali, mas eles não estão no chão. Ela fala sobre esse desejo de sair, mas ter que ficar em casa – explica Angela.
Além da fotógrafa caxiense, outros cinco profissionais brasileiros tiveram suas obras publicadas no site do projeto, que reúne fotografias de pessoas do México, Itália, República Dominicana e Argentina. Essa e outras imagens que fazem refletir sobre o momento em que estamos passando estão disponíveis em fotodemic.org. Quem quiser, também pode acompanhar o trabalho autoral reflexivo de Angela por meio do perfil @angelat.pimentel no Instagram. Segue lá!