Autêntica ou excêntrica? Exuberante ou exagerada? São muitos os adjetivos que podem ser usados para descrever a novaiorquina Iris Apfel, diva da moda interpretada por Nathalia Timberg em Através da Iris, peça em cartaz neste fim de semana no Teatro Murialdo, em Caxias do Sul.
Leia mais:
Comédia "Los Meketrefes" traz os bastidores do universo do rádio a Caxias do Sul, nesta sexta-feira
Aos 98 anos e em plena atividade, Iris Apfel ostenta uma biografia tão peculiar quanto os óculos gigantes e os acessórios multicoloridos que usa no dia a dia. Atuou por décadas como designer de interiores ao lado do marido (Carl Apfel, morto em 2015, aos 100 anos), viajando o mundo em busca dos melhores tecidos para uma clientela que incluía Greta Garbo e Jacqueline Kennedy. Decorou a Casa Branca para nove presidentes, de Harry Truman a Bill Clinton. E se tornou referência fashion um tanto por acaso: quando mais de 150 mil pessoas visitaram o Metropolitan Museum de Nova York, entre 2005 e 2006, para ver de perto uma coleção de 80 looks do seu guarda-roupa.
O espetáculo, portanto, é uma homenagem à ousadia estética e às ideias arrojadas. Com texto de Cacau Hygino — que não poupa pitadas de humor ácido — e direção de Maria Maya, Através da Iris parece ter sido feito sob medida para o talento da também nonagenária Nathalia Timberg:
— Quando abordo um personagem, procuro esquecer de qualquer identificação para não misturar a Nathalia com quem estou interpretando. De modo que deve haver semelhanças, sim, entre nós duas. Ela tem uma espécie de independência que espero ter, como também essa maneira de olhar o mundo. Se estou caminhando para os 91 anos, Iris está chegando aos 99, em pleno vigor. Isso é um estímulo — afirmou ao Pioneiro, na última terça (10), enquanto se recuperava de um resfriado.
Em formato de monólogo, a peça se desenrola como uma entrevista de Iris a jornalistas. À interpretação da atriz somam-se vídeos projetados no palco. E o cenário, assinado por Ronald Teixeira, dialoga com o barroquismo que tão bem traduz a protagonista, reproduzindo um cômodo de sua casa, com direito a janelões, obras de arte, bichos de pelúcia, luminárias e poltronas bergère.
A temporada gaúcha, que iniciou na última semana com três sessões em Porto Alegre, segue até o fim de março. O roteiro ainda contempla Santa Maria (dias 21 e 22), Lajeado (dia 27) e Pelotas (dia 29).
— Na apresentação que fizemos no Theatro São Pedro, a vibração do público foi emocionante. Eu sempre visito o Rio Grande do Sul com muito carinho e muito prazer. Espero reencontrar o público com o mesmo calor que eu sempre encontrei — projetou Nathalia.
Turnê comemorativa
Sucesso de público (o espetáculo já foi apresentado mais de 100 vezes desde sua estreia, em 2018, no Rio), Através da Iris faz parte das comemorações pelos 90 anos de uma das mais importantes atrizes brasileiras. Com participação em mais de 40 peças de teatro, 12 filmes e 65 trabalhos para televisão, Nathalia Timberg marcou época vivendo a protagonista Maria Helena do Juncal em O Direito de Nascer (TV Tupi, 1964) e um par romântico com Fernanda Montenegro em Babilônia (Rede Globo, 2015).
A trajetória consagrada e a passagem do tempo, no entanto, não são motivos suficientes para desacelerar. Questionada sobre os papeis que ainda gostaria de interpretar, Nathalia não perdeu o bom humor:
— Quais papéis? Todos! (risos) Meu querido, o nosso horizonte caminha conosco. Ainda tenho tudo por fazer. Não só personagens, mas trabalhos, obras. Estou em plena turnê, que vai se estender até meados do ano, e depois já tenho outro espetáculo programado pela mesma produção: As Três Mulheres Altas, do Edward Albee. Estou com meu horizonte pleno de propostas, estudo e trabalho.
PROGRAME-SE:
:: O que: espetáculo Através da Iris, com Nathalia Timberg.
:: Quando: sessões no sábado (14), às 20h, e no domingo (15), às 19h.
:: Onde: Teatro Murialdo (Rua Flores da Cunha, 1740).
:: Ingressos: R$ 100 (plateia) e R$ 60 (mezanino), à venda no site blueticket.com.br (há taxas), na Central de Atendimento do Teatro Murialdo (até sexta, às 18h) e na bilheteria (uma hora antes da peça). Estudantes e idosos pagam meia-entrada.
:: Duração: 50 minutos.
:: Informações: pelo telefone (54) 3537-0387.