A história da mulher no blues é tão antiga quanto... o blues. E se o ritmo traz em sua gênese o lamento e a resistência dos escravos nas fazendas do Sul dos Estados Unidos, cantoras como Ma Rainey (1886-1939), Bessie Smith (1894-1937) e Memphis Minnie (1897-1973) agregaram à luta da raça negra por igualdade e liberdade a busca por espaço para as mulheres na música. Esta trajetória permitiu que o mundo viesse a conhecer, ao longo do século passado, as vozes de Aretha Franklin, Billie Holiday, Etta James, entre outras que serão homenageadas no palco do Teatro Pedro Parenti, em Caxias do Sul, no espetáculo A Woman’s Blues.
Marcada para o Dia Internacional da Mulher, a apresentação neste domingo reunirá três das principais cantoras de blues de Caxias, que também encabeçam a iniciativa: Fran Duarte, Rhaysa Santos e Camila Dengo. A elas juntam-se duas instrumentistas caxienses, Débora de Oliveira (harmônica) e Karina Comin (guitarra), além da novo-hamburguense Mariane Kerber (piano) e da porto-alegrense Dani Ela (baixo). Para completar o time, foi convocado o baterista de Caxias Mateus Bicca Sabbi:
– O Mateus é um músico que todas admiramos muito, também como ser humano, mas ele já sabe que, assim que pintar uma mulher baterista de blues, ele está fora do projeto – brinca Camila Dengo.
Fran Duarte conta que a ideia surgiu por volta de novembro do ano passado, após um show que as três cantoras fizeram juntas num tributo a Roberto Carlos. Por coincidência, mais ou menos naquela época, parte desse time subiu ao palco para uma jam histórica no show It’s So Blues (da gaitista Débora), no Mississippi Delta Blues Festival. De lá para cá, a ideia de formar uma banda ou realizar um festival temático se materializou na forma de espetáculo, que promete ser só o começo da parceria.
– Ficamos surpresas com a recepção tão positiva desde que anunciamos o show. Sempre dá um pouco de medo de que as pessoas não comprem a ideia, mas fato é que foi superbem recebida. Nossa intenção é levar o projeto adiante, participar de festivais e buscar editais e leis de incentivo para circular por outras cidades – adianta Fran.
Mesmo seguindo vertentes tão diversas dentro do universo do blues (Fran é mais soul, Camila mais R&B, Rhaysa mais jazz), as vozes de A Woman’s Blues ressaltam a influência mútua, como numa troca que vai além da música e que reforça uma das premissas do show: juntas, as mulheres são mais fortes, no palco ou na vida.
– Ao longo de nossas carreiras, sinto que todas nos influenciamos e crescemos muito juntas, partilhando experiências musicais ou de vida. Por isso esse momento nos deixa tão felizes, ao mesmo tempo que traz a responsabilidade de nos posicionarmos para representar todas mulheres, não somente na música – ressalta Camila.
Programe-se
O quê: espetáculo “A Woman’s Blues”
Quando: domingo, às 19h30min
Onde: Teatro Pedro Parenti (Casa da Cultura), em Caxias do Sul
Quanto: R$ 40 e R$ 20, à venda na Allegro Escola de Música e na bilheteria da Casa da Cultura.
Leia também
Atriz global Glamour Garcia participa de festa em Caxias
Ordovás inaugura exposição de Lisi Wendel nesta sexta-feira
Do Atacama ao Alasca: Caxias do Sul recebe exposição com fotos de paisagens extremas
Farroupilha terá Maratona Cultural neste sábado