O último final de semana foi motivo de festa em Nova Petrópolis. O município foi eleito a Cidade Internacional do Folclore.
O título foi entregue ao Departamento de Cultura da cidade e à Associação dos Grupos de Dança Folcloristas Alemãs, no último sábado (15), durante o 6º Congresso da Juventude Mundial da Organização Internacional de Cultura e Arte Popular (IOV), realizado em Nova Petrópolis. A entidade é ligada à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Em 2018, durante o 46º Festival Internacional de Folclore, o presidente da IOV, Antônio Clerton Vieira da Silva, anunciou que indicaria Nova Petrópolis como cidade internacional do folclore. Esta decisão foi tomada por unanimidade após encontros realizados com membros brasileiros da organização. Ao longo deste período, a cidade se mobilizou para preencher os pré-requisitos para o título.
– Eu acredito que o mais importante de tudo isso é o reconhecimento de uma cidade que trabalha e vive a cultura, além do reconhecimento dos folcloristas locais que trabalham em todos os evento de forma gratuita. É uma valorização de todo o município de Nova Petrópolis – comemora o secretário-adjunto municipal da Cultura, Paulo Cesar Soares.
Há quase 50 anos, a cidade realiza o Festival Internacional de Folclore. Este ano, a 48ª edição tem início em 16 de julho e segue até 2 de agosto.