Desde que ganhou os cinemas há 42 anos, a saga Star Wars movimenta uma grande legião de fãs e alguns haters a reboque da mítica espaçonave Millennium Falcon. A última carona será com o lançamento de A Ascensão Skywalker, produção que conclui a trilogia iniciada com Despertar da Força (2015) e Os Últimos Jedi (2017). Cinépolis e GNC Cinemas têm sessões de pré-estreia no primeiro minuto da madrugada desta quinta-feira (19).
A Disney promete encerrar de vez a novela espacial dos Skywalker, família conturbada e responsável diretamente pelo equilíbrio entre o bem e o mal na distante galáxia concebida pela mente criativa de George Lucas. Certamente não será o fim da franquia milionária, que pode sobreviver com outros enredos, mas é a vez de dar adeus a Luke, Leia, C-3PO, R2-D2 e Chewbacca, entre outros personagens marcantes. Como tem sido praxe nesta nova safra, as primeiras críticas do longa estão bem polarizadas, a exemplo do polêmico Os Últimos Jedi.
Goste ou não, Star Wars mudou a forma como se produz e consume filmes hoje em dia. A trilogia original estabeleceu que a história é importante, mas a experiência que antecede e sucede uma produção é o que parece contar mais _ vide livros, brinquedos, produções amadoras de fãs, etc. É essa base gigantesca de fãs arregimentados em fases diferentes que sustenta Star Wars. Em Caxias, o aquece para A Ascensão Skywalker começou no último domingo. A Hamburgueria Moreira reuniu os integrantes do Posto Avançado Caxias (PAC), formado por homens e mulheres de todas as idades e responsáveis por manter o espírito da saga na cidade. A galera do PAC se encontra para comer, beber e cultivar a paixão pela série há vários anos. Alguns já meio que escreveram a história da A Ascensão Skywalker na cabeça, o que é um caminho para a decepção. Essa mesma turma estará em peso na pré-estreia do Cinépolis, no Shopping Bourbon San Pellegrino, e promete animar uma sessão que já nasce nostálgica.
— A expectativa, e por tudo o que lemos através de sites oficiais e declarações dos atores, é que de fato se encerra a saga da família Skywalker, que é a base de toda a história. Tudo que chegou até a gente é que será um filme épico — anima-se o corretor de seguros Nilso Antônio Bevilaqua, 54, um dos responsáveis pelo PAC.
Entre os cosplayers, estará Joana Mello, 46, coordenadora financeira e princesa Leia nas horas de diversão. Atriz de teatro, no domingo ela empunhava um blaster (arma laser) e intimava o público a entrar na hamburgueria, em tom de brincadeira, é claro. Leia, aliás, estará no derradeiro capítulo. Apesar da morte da atriz Carrie Fischer em 2016, o diretor J.J. Abrams utilizou sobras de gravações para promover uma despedida digna. Todo mundo sabe que é só um filme, mas uma controvérsia exagerada que grudou na atual trilogia é a diversidade no elenco. A pequena e barulhenta turma de haters não aceita essa inclusão. Por isso, Joana é necessária a esse movimento.
— Acho a diversidade boa, mas não pelo fato de uma mulher (Rey) estar na liderança dos heróis, mas para que se possa continuar o legado da Leia — pondera Joana.
Confira fotos do encontro dos fãs de Star Wars em Caxias. Eles integram o Posto Avançado Caxias:
"Tem Vingadores, DC, mas Star Wars tem seu lugar"
O fim da saga pode até entristecer os velhos fãs, mas Star Wars tem muitas chances de sobreviver entre as novas gerações, nitidamente apegada ao ciclo de heróis no cinema. Paulo Ricardo Santos, 14, virou fã da aventura espacial há pouco tempo. A fantasia de Jawa é a sua preferida e partilhará a sessão na madrugada de quinta-feira ao lado de Igor Aquino, 17, que incorporará um vilão do universo expandido.
— Hoje tem vingadores, DC, mas Star Wars ainda tem seu lugar entre a gurizada mais nova — garante Paulo Ricardo.
Leandro Moreira, 42, criou uma ala só de Star Wars na hamburgueria herdada do pai, João Carlos Moreira. Não é de usar fantasias, porém, fez duas tatuagens em homenagem aos filmes. Ele foi um dos primeiros em Caxias a ir de máscaras nas sessões de pré-estreia.
— Foi em 1999. Eu fui com a máscara do Yoda e um amigo com a do Darth Vader. Era comum no mundo, mas em Caxias não. Daí conheci a galera do PAC há um ano e estou com eles. Minha filha gosta muito — enfatiza Leandro.
Como filme, A Ascensão Skywalker precisa responder (e talvez não consiga) muitas pontas soltas. É a batalha final entre a Resistência e a Primeira Ordem. Os diversos trailers e teasers confirmam a volta do imperador Palpatine. Peraí, mas esse cara não tinha morrido no filme de 1983? Afinal, quem são os pais de Rey? A Disney realmente vai concluir a saga ou pretende tirar mais dinheiro dos fãs no futuro?
— A Disney não investiu US$ 4 bilhões em Star Wars para parar por aqui. Vamos sentir falta dos Skywalker, mas queremos ver o que vai além disso — admite o empresário André Giacomet, 46, que assistiu o primeiro Guerra nas Estrelas no antigo Cinema Ópera no final dos anos 1970.
Paulo Roberto Rufatto, 47, é dos comedidos. Coleciona alguns bonecos, filmes e camisetas e apreciará a última jornada dos Skywalkers de forma mais discreta.
— A expectativa é ambígua, pois assim como estou ansioso pela conclusão da saga e o destino dos Skywalkers, fica também aquele sentimento do que virá depois. Acho que tem muita coisa que pode ser contada e vai depender da vontade dos proprietários do universo Star Wars.
PROGRAME-SE
:: O GNC Cinemas terá cinco salas para a pré-estreia. As exibições começam no primeiro minuto da madrugada de quarta para quinta-feira e haverá operação de alimentação do Bob's com horário estendido até a meia-noite. Para a alegria dos fãs, a rede organizou uma exposição de réplicas dos personagens Star Wars para fotos. Cosplayers serão bem-vindos.
:: O Cinépolis terá quatro salas na pré-estreia. Além da exposição de réplicas e de vários cosplayers, será possível conferir os robôs R2-D2 e Bb-8 fabricados pelo caxiense Airton Nora.
Não é fã de Star Wars, mas está curioso para ver o filme e não entende nada do que está acontecendo? Veja algumas dicas
FAMÍLIA COMPLICADA
:: A saga conta a história de três gerações da nada feliz família Skywalker numa galáxia marcada por conflitos bélicos e disputa de poder. São três trilogias diferentes levadas ao cinema ao longo de 42 anos. Cada trilogia corresponde a um período específico. A primeira trilogia (1977-1983) conta a jornada da segunda geração da família Skywalker, no caso os gêmeos Luke e Leia e seu pai malvadão, Darth Vader. A segunda trilogia (1999-2005) retrata a primeira geração da família, ou seja, o casal Anakin Skywalker (antes de ser o Darth Vader) e Padmé Amidala. A terceira trilogia (2015-2019) aborda a terceira geração, que é representada por Ben Solo, filho de Leia e Han Solo, e consequentemente, neto de Darth Vader e sobrinho de Luke.
TRAMA
:: Não é ficção científica, é uma aventura espacial em que muitas regras da física inexistem. De um lado, havia os cavaleiros jedi, que defendiam a democracia e os princípios da República. De outro, os lordes sith, opostos aos jedi e predispostos a uma vida nas trevas e que adoram uma ditadura baseada na destruição de quem não concorda. No meio do caminho, o jedi Anakin Skywalker trai os amigos e se transforma num sith, no caso, o vilão Darth Vader. Ao lado do imperador Palpatine, acaba com os cavaleiros jedi e a República e instaura um regime para tocar o terror no espaço.
:: Luke cresce, vira um Jedi e se une a sua irmã Leia, então adotada por outra família e transformada em princesa. Ao lado da Aliança Rebelde, Luke e Leia derrotam o império galáctico. Darth Vader percebe que estava do lado errado e arremessa o imperador Palpatine num abismo da Estrela da Morte, selando o fim da monarquia do mal.
:: Mas como nada é para sempre, o filho de Leia e Han Solo é fisgado pelas trevas e se transforma em Kylo Ren. Ao lado dos remanescentes do Império Galáctico, se junta à Primeira Ordem para dominar a galáxia e exterminar o último jedi, Luke. No caminho, surge a Resistência, liderada pela mãe dele, Leia, que tem ao seu lado Rey, uma catadora de sucatas que se descobre com poderes. No filme anterior, a Resistência havia sido reduzida a poucos pessoas e Kylo se tornara líder supremo. A Ascensão Skywalker será o desfecho do dramalhão familiar e da guerra estelar.