O projeto Hip Hop nas Escolas, desenvolvido pelo rapper e educador social caxiense Chiquinho Divilas, conquistou o Prêmio Brasil Criativo na categoria Música. A cerimônia de premiação ocorreu em São Paulo, durante a Pixel Show, na noite de sábado. Chancelado pelo Ministério da Cidadania e pela Secretaria Especial de Cultura, trata-se da premiação oficial da economia criativa brasileira.
— Empoderamento e ressignificação. Ainda mais nos dias de hoje quando não estão dando a devida importância para a Educação no país. É um reconhecimento que chega para recarregar a energia e a esperança nos projetos que estamos envolvidos. A cultura hip Hop hoje está fazendo sua parte. Preciso agradecer todos e todas que acreditaram e incentivaram esse projeto. Nunca foi e nunca será sozinho — vibrou Chiquinho ao receber o prêmio.
O projeto alcançou a conquista por afirmar o potencial da Cultura Hip Hop em abrir diálogo entre estudantes, escola, comunidade e famílias, utilizando a a música como ferramenta de livre acesso à cidadania.
Durante dois anos, o Cultura Hip Hop nas Escolas atendeu mais de 5000 estudantes de 14 escolas públicas de Caxias do Sul, com palestras e oficinas sobre os cinco elementos da Cultura Hip Hop - DJ, MC, Break, Grafitti e Conhecimento. Além de oficinas sobre temas da área, os alunos tiveram a oportunidade de gravar suas músicas e apresentá-las em shows. O projeto teve financiamento da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Marcopolo.
O Cultura Hip Hop nas Escolas também foi vencedor do Prêmio Educação RS 2019, do Sinpro RS, na categoria Projeto. Com produção de Luciano Balen, o projeto deve ter nova edição em 2020.