Uma das grandes sacadas da organização do Mississippi Delta Blues Festival nesses 12 anos de evento foi unir ao festival de blues uma das grandes forças culturais de Caxias. E o "MDBF in Concert", apresentado pela Orquestra Sinfônica da UCS, com diversos solistas convidados, foi o ponto alto da primeira noite da 12ª edição, que ocorreu nesa quinta-feira, em Caxias do Sul.
Diante de um dos maiores públicos a prestigiar uma quinta-feira, noite inaugural do MDBF, o maestro Manfredo Schmiedt regeu com sua maestria o guitarrista Rodrigo Campagnollo, o harmonicista Toyo Bagoso e um grande time de solitas numa apresentação que arrebatou o público desde o primeiro tema, Messin With The Kid, até passar por outros números certeiros, como Bell Bottom Blues, com os vocais de Fran Duarte, e a empolgante "They're Red Hot", de Robert Johnson, com solos e vocais de Tomás Seidl.
Mas teve muito mais para o público prestigiar. Logo no show de abertura, o norte-americano Chril Gill convidou o público para entoar o seu refão "I fell in love with the blues" (eu estou apaixonado pelo blues), numa apresentação dançante e repleta de solos empolgantes, sustentados pela competente cozinha da The Headcutters, de Santa Catarina.
Quem aproveitou o clima agradável para circular pelo festival ainda pode conferir grandes shows como o do guitarrista paranaense Decio Caetano, na "casinha" e o da virtuoda gaitista caixense "Débora de Oliveira" e sua banda It1s So Blues, no Flor de Lis Stage
Para encerrar os trabalhos, seguindo a tradição de trazer um pouco de rock ao fechamento da quinta-feira, o vocalista da Vera Loca, Fabrício Beck, mostrou seu trabalho solo ao lado dos seus comparsas do Bando Alabama, num repertório que ainda contemplou desde Cartola até clássicos do rock gaúcho.
O MDBF segue até sábado, com mais de 50 shows espalhados por seis palcos e muitas horas de diversão garantidas aos fãs de blues.