Ao mesmo tempo em que habitamos o mundo, moramos também no nosso próprio universo interior. É onde nascem nossas aventuras, onde a solidão se decide entre angústia ou felicidade. Para o escritor, observar o mundo externo e interno das pessoas é o exercício necessário para criar boa ficção. E a caxiense Lisana Bertussi, que neste sábado lança a coletânea de contos Monalisa no Retrovisor (Libretos, 164 páginas), demonstra toda essa habilidade em 18 histórias curtas.
Décimo terceiro livro da patrona da Feiro do Livro de 2016, Monalisa no Retrovisor traz personagens ficcionais, mas que parecem pinçados do cotidiano real das grandes cidades ou das vilas de interior. Pessoas simples como uma zeladora de um edifício ou um idoso solitário numa cafeteria, vivendo situações prosaicas, mas que se revelam ricas e surpreendentes pela capacidade que a autora revela de desvendar os mínimos detalhes. Ou, como ela mesmo diz, uma “curiosidade em imaginar vida para os personagens que invento”.
– Gosto de me inspirar em cosias fragmentadas. Histórias que pesco de uma conversa que nem era comigo, algum detalhe pouco importante da história que alguém me contou. O retrovisor, que está no título, carrega essa outra perspectiva de ver o mundo, ao mesmo tempo que a Mona Lisa é uma personagem enigmática, como são as pessoas e seus universos – destaca a autora.
Após a boa repercussão do romance Uma Fresta no Sótão, que levou mais de 100 pessoas à sessão de lançamento na Feira do Livro do ano passado, Monalisa no Retrovisor é a estreia da autora no formato conto.
– Por poder ser lido rapidamente, acho que o conto é o gênero mais moderno que existe. Mas ser uma história curta não significa que ela é rasa. Assim como um peixe carrega em si todo o oceano, um conto pode ter toda a profundidade de um romance – filosofa.
A obra será lançada às 16h30min, no segundo andar da Biblioteca Pública Dr. Demétrio Niederauer, em bate papo com a presença da autora. Às 18h, ocorre sessão de autógrafos na Praça Dante Alighieri. Os exemplares estarão à venda por R$ 35.
O segundo fim de semana da Feira do Livro está repleto de atrações, na Praça Dante Alighieri e na Casa da Cultura. Entre os destaques, estão o lançamento de “Ser feliz é tudo que se quer”, do jornalista Juremir Machado da Silva, e o bate-papo “Literatura à Margem” com os autores caxienses Nil Kremer, Dinarte Albuquerque e Rafael Iotti. Entre as atrações musicais estão o violeiroValdir Verona, que irá apresentar o seu projeto Rio Abaixo, no sábado, e a cantora Tatiéli Bueno, que irá interpretar clássicos da música nativista, no domingo.
Programação do fim de semana
SÁBADO (5)
Palco Principal
15h30min – Apresentação “Requebra Espaço de Dança” - Luísa Fedrizzi
18h – Música na Feira “Rio abaixo” com Valdir Verona
2º andar da Biblioteca Pública Municipal
13h30min às 15h45min - Clube de leitura #leia mulheres Caxias do Sul . “Poemas da recordação e outros movimentos” Conceição Evaristo. Mediadora: Roberta Regina Saldanha
16h30min – Bate-papo “Monalisa no Retrovisor,” com Lisana Bertussi Galeria de Arte Gerd Bornheim
14h15min às 16h – Painel “Relato de Experiências” com escritores e instituições que participaram do Projeto “Escritor na Comunidade 2019”.
19h – Bate-papo “Literatura à Margem” com Nil Kremer, Dinarte Albuquerque e Rafael Iotti
Local: Galeria de Arte Gerd Bornheim
Espaço 1
14h – Coro Cênico Encanta – regente Dâmaris Gianni Local: Palco Principal
Casa 35
17h às 18h30min – Mesa”Mulheres que correm contra o tempo” com Bernardethe P. Ghidini Zardo - Amiga do Livro
Café da Velha
19h – Café Filosófico com Fernando Fantinel – UCS
Mediação: Delcio Antonio Agliardi
DOMINGO (6)
Palco Principal
18h – Música na Feira – Tatiéli Bueno
Galeria de Arte Gerd Bornheim
17h – Sarau “Eu leio mulheres.” Coordenação: Jussára Godinho e Rejane Romani Rech
18h – Bate-papo “Cultura em pauta” com Beverli Rocha, Ronaldo Bueno, Vânia Speiorin e Carlinhos Santos.
19h – Bate-papo e sessão de autógrafos “Ser feliz é tudo que se quer” com o jornalista Juremir Machado. Mediação: Siliane Vieira
Teatro Municipal Pedro Parenti
19h – En-tre Corpologias Urbanas e Coreografia Corpologias - Cia. Municipal de Dança
2º andar da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer
14h às 19h – Role - Playing Game (RPG) na Feira com Roberson Cassol, Brunno Pavoni, Caio Timm e Gilberto Michelin
Casa 35
14h às 16h – Casa Caramujo – Oficina de marcadores de páginas, com Adriana Antunes e Ana Julia Poleto
Leia também:
Guarda Municipal incentiva estudantes a montarem bandas no projeto EducaSom
Com mais de 600 coreografias inscritas, 27º Bento em Dança se inicia neste sábado
Projeto IRA! Folk chega em Caxias pela primeira vez
Caso da exposição caxiense "Santificados" é registrado no Observatório de Censura à Arte
Depois de quatro sessões lotadas, "Bacurau" volta a ser exibido em Caxias