Bento Gonçalves celebra nesta sexta-feira (11) 129 anos entendendo que valorizar a Cultura é preservar e imortalizar a história e que investir em ações culturais é também incrementar a economia.
Na abertura do 2º Encontro Internacional de Prateiros, que se realiza até domingo, com atividades na Fundação Casa das Artes, o prefeito Guilherme Pasin tratou de colocar os pingos nos “is”, inclusive enaltecendo agentes culturais da cidade.
— Porque aqui, não apenas enaltecemos um processo cultural, mas também enxergamos a força de homens e mulheres obstinados em manter uma história, em resgatar um ofício — revelou o prefeito ao pedir uma salva de palmas a Raul Sartor Filho, mestre prateiro de Bento Gonçalves e um dos responsáveis pelo Encontro Internacional de Prateiros.
Raul é ainda um dos criadores da Escola de Artes Santo Elói, que tem contribuído para resgatar o ofício de parteiro, a partir de Bento Gonçalves.
— Muita gente, até de fora da nossa cidade, vem até esta casa para buscar um ofício, uma especialização, um refino da sua técnica. E é através das mãos de um bento-gonçalvense que buscam aprender. Por isso, tu és um grande orgulho — referendou o prefeito.
Além de Raul, o prefeito Pasin tratou de fazer um acerto histórico na noite de quinta-feira, a Darci Poletto, que desde a década de 1980 lutou para que Bento Gonçalves pudesse ter um espaço para as artes.
— Precisamos homenagear os que são nossos, pratas da casa — disse o prefeito, para usar um trocadilho com o nome do evento, e prosseguiu: — A gente precisa homenagear aqueles que fizeram com que os dias de hoje fossem mais fáceis do que no passado. Falo do Darci Poletto, que desde a década de 1980 esse moço aqui, trabalha para que este prédio pudesse aqui estar, desde uma “insana” ideia, em um município menor ainda do que é hoje. Por causa do senhor, não apenas novos prateiros são ensinados ao ofício, mas jovens e crianças vem aprender desde balé, oficina de música, canto coral. Se hoje podemos ver uma orquestra em nosso município é por causa do senhor. Nós temos danças, culturas típicas e culturas agregadas à nossa. Por causa do senhor podemos respirar e viver cultura — enfatizou.
O prefeito aproveitou o ensejo para referendar que esses aspectos cultuais são um dos alicerces de uma cidade que completa 129 anos de emancipação política, em 11 de outubro de 1890.