Encerrou-se no domingo a 15ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata. Ao longo de cinco dias, o evento reuniu grupos de danças étnicas de 12 países, que se apresentaram no Ginásio Alcides Tarasconi. Novidade do evento, o primeiro concurso de danças da Federação de Festivais Internacionais de Dança(Fidaf) premiou a companhia representante de Filipinas como grande campeã, com um cheque no valor de US$ 3 mil.
Com mais de 60 anos de atuação, a Companhia Nacional de Danças Bayanihan atingiu a maior pontuação dos jurados, por meio dos critérios dança característica, música e vestimentas. O segundo lugar ficou com o México. Na votação popular, por meio de aplicativo, deu Rússia como favorita do público.
O presidente da 15ª edição do Festival, André Ulysses Nedeff, anunciou que, em 2020, o Festival irá ocorrer de 09 a 13 de setembro. Por sua vez, o representante da Fidaf no Brasil, Régis Bastian, confirmou que Nova Prata está credenciada para votlar a sediar o concurso de danças folclóricas no próximo ano.
Confira como foi a premiação:
Campeã do primeiro concurso de danças folclóricas da FIDAF – etapa 15ª edição do Festival Internacional de Nova Prata: Companhia Nacional de Danças Folclóricas Bayanihan – Filipinas
Segundo lugar: Companhia Titular de Dança Folclórica da Universidade Autônoma de Nuevo León – México
Troféu Popular: State Dance Ensemble (URAL) – Rússia
Menção Honrosa: State Dance Ensemble (URAL) – Rússia
Melhor música: Conjunto Folclórico Nacional da Transilvânia – Romênia
Melhor figurino: Conjunto Folclórico Nacional da Transilvânia – Romênia
Prêmio especial do júri: Folklore Ensemble Jurosík - Eslováquia
Melhor coreografia: Folk Dance Ensemble “Sofia-6” – Bulgária