*Conteúdo produzido especialmente para o Almanaque pela jornalista Alessandra Rech
Os aluguéis temporários estão transformando a experiência turística. Além de se tornarem uma opção mais acessível para quem gosta, por exemplo, de preparar a própria refeição, agregam ao visitante a sensação de fazer parte de uma determinada comunidade, ao substituir o hotel por uma casa ou apartamento.
Dentro desse conceito, este apartamento em Gramado foi mobiliado e organizado para que os viajantes que buscam essa experiência curtam cada momento do passeio de forma acolhedora e satisfatória.
Leia mais
Casa e cia: decoração inspirada em Paris traz formalidade ao ambiente profissional
Casa e Cia: cobertura com pitadas de décor industrial valoriza estilo de vida do proprietário
Casa e Cia: conheça propostas de arquitetura que agregam adegas à decoração do living
São dois dormitórios, ambos suítes, lavabo, cozinha com churrasqueira, sala de estar e jantar integrados com lareira e área de serviço. O projeto, da arquiteta Daniela Manosso Bampi, considera a decoração e a funcionalidade como essenciais para a hospitalidade. Segundo Daniela, além de conforto, um espaço planejado para receber pessoas precisa de uma decoração que passe profissionalismo e bom gosto por parte do locador.
– O conceito para a decoração deste apartamento, que fica a duas quadras da Rua Coberta, baseou-se no perfil de viajante independente, claramente visível nos traços de uma arquitetura contemporânea, limpa e minimalista – explica a arquiteta.
Daniela apostou em alguns toques da arquitetura europeia, como cores claras, tons pastéis e texturas suaves. Outro quesito foi investir em uma decoração atemporal, com móveis de qualidade, que não necessitem de substituição frequente. Para valorizar a acolhida, os elementos fazem muitas referências a Gramado, cidade apreciada por viajantes de todo o país, especialmente pelo clima de montanha. Entre esses elementos destaca-se o uso da madeira.
O respeito ao espaço disponível, são 68 metros quadrados, é outro critério importante. Móveis compactos garantem maior conforto e cumprem a funcionalidade necessária para cada ambiente.
Leia também
Tríssia Ordovás Sartori: Não é não
Nivaldo Pereira: nosso céu invertido
Conheça um pouco da vida e dos pensamentos de Claudete Matias, curadora da Mostra ARQART, em Caxias
Conheça o local que abriga mais de 10 mil objetos históricos em Caxias do Sul
De lápides a roupinhas de batizado: veja objetos curiosos mantidos pelos museus de Caxias
Pano, cera e pincel: saiba como as peças de museus são higienizadas