Cerca de mil pessoas ligadas à cultura musical no ambiente religioso de todo o Estado devem participar do 3º Encontro de Bandas e Orquestras do Rio Grande do Sul (EEBO), nesta sexta (20) e sábado (21), na Serra. A programação será realizada em Caxias do Sul pela primeira vez, no Centro de Eventos da Igreja Assembleia de Deus da cidade. A ideia da iniciativa é fomentar a cultura de música instrumental pelos fiéis, promovendo o crescimento de orquestras e bandas dentro das instituições religiosas. Vale ressaltar também que muitos músicos iniciaram suas trajetórias por meio do incentivo da igreja, que acaba sendo o palco de origem para diferentes manifestações artísticas.
– Nosso lema como igreja é pregar o Evangelho de duas formas: através do oratório e do louvor, onde entra a música. Assim, procuramos incentivar o ensino de instrumentos dentro dos templos, gratuitamente. Nossas orquestras possuem integrantes de sete anos até idosos – explica Valdecir Duarte, superintendente regional do Conselho de Música da Igreja Assembleia de Deus no Rio Grande do Sul (Comadergs), que promove o encontro.
Conforme ele, Caxias possui cinco orquestras ligadas à Assembleia de Deus. Uma delas é a Orquestra Arautos do Senhor (foto), que está entre as atrações do EEBO. Itacir Mello, hoje maestro do grupo, era um dos jovens membros da igreja Assembleia de Deus que fizeram parte de um projeto social de música que acabou dando origem à formação. O projeto existe desde 1995 e começou de forma bem improvisada numa garagem do bairro Serrano. Com o objetivo inicial de aprimorar o desenvolvimento dos cânticos durante os cultos, a orquestra foi ganhando força aos poucos. Atualmente, a formação conta com cerca de 60 músicos.
No grupo dos que se tornaram profissionais a partir da experiência em grupos dentro da igreja está o violinista Rodrigo Maciel, 32 anos. Atualmente, ele integra a Orquestra Sinfônica da UCS, a Orquestra Sinfônica de Gramado e a Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves, mas os primeiros passos foram dados dentro da Assembleia de Deus, por intermédio dos pais, também músicos.
Essas histórias se cruzam com as de vários outros músicos do Estado e serão celebradas durante a programação do EEBO. Entre as atrações principais do encontro está a presença de dois expoentes da música cristã no Brasil: os maestros Misael Passos e Misael Passos Junior. A programação se inicia amanhã, às 20h, com concerto de abertura da Orquestra Anfitriã, na Assembleia de Deus Santa Fé. Já no sábado, as apresentações ocorrem das 9h às 17h30min, no Centro de Eventos da Assembleia de Deus (Rua Domingos Chies, 1.186, no bairro Interlagos). Um dos momentos mais esperados ocorrerá durante o encerramento, quando as orquestras tocam reunidas.
Leia também:
Agenda: Tatiéli Bueno apresenta show "Sul Americano" nesta quinta, em Caxias
Show em homenagem a Lucio Yanel será realizado em Farroupilha na semana que vem
André Costantin: Anaconda
Cantora da Serra Dani Ravizzoni grava com Thedy Corrêa
Espetáculo "Outros", do grupo mineiro Galpão, é atração em Caxias do Sul nesta sexta-feira