O Sonora Brasil é mais do que um projeto de música do Sesc. O Sonora Brasil é um manifesto que estimula o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país. É por isso, que todas as apresentações que compõe o projeto promovido pelo Sesc há 20 anos, têm como enfoque a música para além da fronteira do conceito mercadológico. É o caso do espetáculo de hoje, às 20h, no Teatro do Sesc, em Caxias do Sul. A entrada é franca.
No palco, Regina Machado, Lucina e Badi Assad apresentam o show Líricas Modernas, que na verdade é o segundo espetáculo da temporada Sonora Brasil - Líricas Femininas, em que a curadoria aborda a presença da mulher na música brasileira. Até o final do ano, Caxias receberá ainda Líricas Negras (29 de setembro), com músicas relacionadas às tradições religiosas e culturais de matriz africana; e Líricas Transcendentes (8 de novembro), dedicado ao uso da música como meio de comunicação com as divindades na tradição rural. O pacote todo envolve 176 apresentações em 42 cidades.
– Líricas Modernas tem um repertório predominantemente autoral, com composições nossas, porque cada uma de nós tem suas carreiras independentes e nos reunimos para esse projeto do Sesc – revela a paulista Regina Machado.
A escolha do tema Lírica Moderna se deve não apenas ao repertório baseado em composições contemporâneas, mas sobretudo à linguagem estética.
– Diz respeito ainda com a proposta com a qual a gente realiza os arranjos. Nós todas somos também instrumentistas, mas o nome do projeto se deve muito mais à maneira como a gente procura fazer uso da voz, principalmente nos arranjos que envolvem ações mais inusitadas – explica Regina.
Tudo isso, pontua a compositora, faz ainda mais sentido quando se está no show do que explicando. Por exemplo, na canção O voo de Sofia, de Regina, é imprescindível a participação da plateia.
– Ah, mas não posso revelar detalhes, só na hora do show – desconversa.
Brincadeiras à parte, faz parte ainda do repertório, Cavala, de Maria Beraldo, Primeira estrela, composição de Lucina em parceria com Luli, e Feminina, de Badi Assad e Simone Sou.
– E por aí vai... – sintetiza Regina, em reticências.
Agende-se
O quê: Sonora Brasil com apresentação do espetáculo Líricas Modernas
Quando: quinta-feira, dia 29, às 20h.
Onde: Teatro do Sesc (Rua Moreira César, 2.462 - Caxias).
Quanto: Entrada franca. Os ingressos podem ser retirados no SAC do Sesc, das 9h às 20h.