Ler, contar e escrever. Esse é o tema da oficina que o escritor carioca Celso Sisto ministra nesta terça (27), a partir das 8h30min, na Biblioteca Parque Largo da Estação. Será o primeiro de uma série de cinco encontros que seguem até 24 de setembro, sempre às terças-feiras, com objetivo de capacitar educadores sociais para a produção de um livro com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, na 12ª Mostra Literária da Rede Recria.
Na próxima semana, o escritor Sérgio Vieira Brandão debate como a criança pensa e produz, enquanto no dia 10 de setembro é a vez da professora Ana Paula Cecatto falar sobre o papel do educador como mediador de leitura. Os dois últimos módulos, ministrados por Marcelo Spalding e Adriana Antunes, serão dedicados aos gêneros literários.
Após a etapa de formação, durante os meses de outubro e novembro, os educadores assumirão o papel de multiplicadores, desenvolvendo atividades de leitura e produção textual com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade atendidos pelas mais de 20 instituições ligadas à Rede Recria. O resultado da iniciativa será a produção de um livro, com direito a sessão de autógrafos prevista para o fim de novembro, reunindo os autores-mirins.
— A mostra oportuniza que esses jovens tenham um contato mais profundo com a literatura como linguagem artística. E, para eles, o fato de ter um livro publicado é algo mágico. A gente vê isso nas sessões de autógrafos, quando eles se percebem como protagonistas — destaca a arte-educadora Nil kremer, que coordena a iniciativa.
Realizada pela Associação Criança Feliz, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Fundação de Assistência Social e Secretaria da Cultura, a mostra integra a programação preparatória da Feira do Livro de Caxias do Sul, que ocorre de 27 de setembro a 13 de outubro, na Praça Dante Alighieri.