A noite de domingo (18) no Festival de Cinema de Gramado foi de muita emoção por conta da homenagem realizada ao ator Leonardo Machado. Ele foi apresentador do festival durante oito anos, além de ter estreado inúmeras produções que fizeram história na telona da programação. Léo morreu em setembro do ano passado, aos 42 anos, por conta de um câncer.
Leia mais: Estrela de "Bacurau", Sônia Braga é a atriz mais assediada pelos fãs no Festival de Gramado Em Gramado, Thaíde fala da atuação em "O Homem Cordial" e dá dicas de obras sobre racismo
A homenagem antecedeu a sessão inédita do filme Legalidade, último trabalho de Léo no qual ele interpreta o político Brizola. Até mesmo o pedetista Ciro Gomes compareceu ao Palácio dos Festivais para conferir o filme. No palco, familiares de Léo e a equipe do filme, incluindo a estrela Cleo (que artisticamente abandonou o sobrenome Pires) participaram da homenagem.
— Quero agradecer o nosso filho pela quantidade de amigos que ele conseguiu, esses amigos hoje estão nos ajudando a viver — disse Loreni Machado, pai de Léo.
Além desse momento cheio de saudade, a noite de domingo também contou com premiação para os curtas gaúchos, o chamado Gauchão, que ocorre dentro da programação do festival. A Serra tinha dois representantes entre os selecionados, o bento-gonçalvense O Menino da Terra do Sol e o caxiense O Carnaval de Gregor. As produções, no entanto, não levaram nenhum prêmio. O melhor curta escolhido foi a animação Só Sei que Foi Assim, de Giovanna Muzel (veja os demais premiados abaixo).
Para esta segunda-feira (19), a maior expectativa é com relação à chegada do ator Lázaro Ramos a Gramado. Ele será homenageado com o Troféu Oscarito por conta de sua história riquíssima com o cinema que, aliás, também tem forte ligação com a produção gaúcha de Jorge Furtado. Outra estrela que deve marcar presença na Serra é Bruna Marquezine. Ela vem apresentar o longa Vou Nadar até Você, integrante da mostra competitiva de longas brasileiros.
CONFIRA OS VENCEDORES
Mostra Gaúcha de Curtas Metragens 2019:
:: Melhor filme - Só sei que foi assim, de Giovanna Muzel.
:: Júri da Crítica - Só sei que foi assim, de Giovanna Muzel.
:: Melhor ator - Clemente Viscaíno em É assim que você parece.
:: Melhor atriz - Janaina Kremer em Sonata.
:: Melhor direção - Boca Migotto pelo filme Dia de Mudança.
:: Melhor roteiro - Juh Balhego por Quero ir para Los Angeles.
:: Melhor fotografia - Pedro Clezar no filme Dia de Mudança.
:: Melhor montagem - Lucas Reis no filme Who’s that man inside my house?
:: Melhor direção de arte - Thai Ribeiro no filme Who’s that man inside my house.
:: Melhor música (trilha sonora) - Antonia Garai (Kerexu Jera Poty) em Kerexu.
:: Melhor edição de som - Marcos Lopes e Tiago Bello do filme Endotermia.
:: Melhor produção executiva: Daniela Israel, Juh Balhergo e Ulisses da Motta do filme Quero ir para Los Angeles.