A penúltima noite de mostra competitiva no 47° Festival de Cinema de Gramado teve muita badalação no tapete vermelho por conta da equipe do filme Veneza. Dirigida pelo multiartista Miguel Falabella, a obra trouxe ao festival nomes como Dira Paes, Carol Castro, Danielle Winits e Du Moscovis. Ao apresentar o filme no palco do Palácio dos Festivais, o diretor leu uma carta aberta assinada por 63 entidades ligadas ao setor do audiovisual. O documento defende o cinema nacional frente à situação de desmanche do setor protagonizada pelo governo federal.
Leia mais
Exibido no Festival de Gramado, "Hebe - a Estrela do Brasil" traz gritos de liberdade da apresentadora
Em Gramado, Mauricio de Sousa conhece fã que tem mais de 500 gibis
Thiago Lacerda, Murilo Rosa e Fernando Alves Pinto são embaixadores do cinema gaúcho
Leia um trecho:
"Repudiamos qualquer ataque, qualquer tipo de censura que atenta à liberdade de expressão e fere os conceitos constitucionais garantidos pelo artigo 50 da Constituição. O audiovisual brasileiro vive seu melhor momento, com reconhecido potencial cultural, artístico e econômico dentro e fora do país. A nossa cadeia produtiva é dinâmica e movimenta mais de R$ 25 milhões por ano, representando 0.46 do PIB brasileiro. Tem uma taxa de crescimento de 8.8 ao ano e é responsável por mais 330 mil empregos. Garantir o audiovisual fortalecido e livre é fundamental para a soberania nacional."
Antes da sessão começar, Dira Paes também usou da visibilidade do palco do Palácio dos Festivais para mandar um recado. Aproximou-se da plateia e, mesmo sem usar microfone, gritou:
— Não ao desmatamento e às queimadas da Amazônia!