Gominhos saborosos, aroma inconfundível e muita praticidade na hora de descascar. É claro que estamos falando da bergamota, fruta de origem asiática que se adaptou facilmente ao clima úmido do Sul para se tornar um dos símbolos da estação mais fria do ano.
E não importa se você prefere chamá-la de mexerica, tangerina ou mimosa: ela é praticamente unanimidade se degustada depois do almoço, tomando aquele mate com os amigos, aproveitando o sol ou simplesmente jogando conversa fora.
Rica em vitamina C, a bergamota é ótima aliada na prevenção de gripes e resfriados. Mas os benefícios não param por aí. A queridinha do inverno ainda oferece as vitaminas A, indispensável para a saúde dos olhos e da pele, e do complexo B, que ajudam a manter o sistema nervoso ativo e saudável.
— Além de fortalecer o sistema imunológico, a bergamota também tem função antioxidante, o que minimiza o processo de envelhecimento das células. É também uma fruta com bastante líquido e, como no inverno a gente costuma tomar pouca água, ajuda também na hidratação — lista a nutricionista ortomolecular Clarisse Zanette.
Segundo tabela nutricional divulgada no livro Alimentos Regionais Brasileiros, do Ministério da Saúde, a bergamota também auxilia no bom funcionamento do intestino, se ingerida com o bagaço. Afinal, a fruta tem 9% de fibras em sua composição, ajudando na sensação de saciedade e na prevenção de doenças gastrointestinais.
Poucos sabem, no entanto, que essa fruta também é uma ótima opção para quem se aventura na cozinha. Prima da laranja e do limão, a bergamota pode ser utilizada no preparo de sucos, molhos e sobremesas, inclusive com algumas vantagens: mais aromática que a laranja, menos intensa que o limão.
— Gastronomicamente falando, a bergamota ainda é pouco valorizada. Talvez exista certo preconceito, pois é uma fruta muito comum por aqui. Mas a bergamota é rica em sabor e versátil, combinando com muitos pratos — ressalta o chef Gabriel Lourenço, da Escola de Gastronomia Sal a Gosto.
Pensando nas inúmeras possibilidades culinárias, e aproveitando a safra que segue até setembro, convidamos Lourenço a dividir com os leitores do Almanaque três receitas à base da fruta: prato principal, bebida e sobremesa. Além de deliciosas, todas são fáceis de fazer em casa. Bom apetite!
PEIXE CROCANTE AO MOLHO DE BERGAMOTA
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
:: 800g de filé de linguado
:: 150g de farinha de trigo
:: 3 ovos
:: 150g de farinha panko
:: Suco de 4 bergamotas
:: 20g de amido de milho
:: Azeite de oliva
:: Pimenta e sal a gosto
Modo de preparo
1. Tempere o peixe com sal e pimenta e depois empane, passando na farinha de trigo, depois no ovo batido e, por último, na farinha panko.
2. Grelhe o peixe em frigideira com um fio generoso de azeite de oliva. Reserve.
3. Na mesma frigideira, acrescente o suco com o amido e cozinhe até engrossar.
4. Sirva o peixe com o molho.
BERGAMOTA SUNRISE
Rendimento: 2 porções
Ingredientes
:: Suco de 8 bergamotas
:: 100g de amora fresca
:: 4 folhas de manjericão
Modo de preparo
1. Amasse as amoras e as folhas de manjericão picadas com um pilão.
2. Acrescente o suco e sirva gelado.
BLONDIE DE BERGAMOTA COM DAMASCO
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
:: 200g de farinha de trigo
:: 200g de açúcar refinado
:: 4 ovos
:: 200g de chocolate branco
:: 100g de manteiga extra sem sal
:: 100g de damasco picado
:: 150g de nozes trituradas
:: Raspas da casca de ½ bergamota
Modo de preparo
1. Derreta a manteiga com o chocolate.
2. Acrescente o restante dos ingredientes (exceto as nozes).
3. Misture bem e despeje em uma forma untada de 15cm x 15cm.
4. Polvilhe as nozes.
5. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 25 minutos.
6. Retire do forno e deixe esfriar completamente numa grade.
7. Corte em 4 e sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro.