Um livro é mais do que o lugar onde cabe uma história, seja em prosa ou verso. Um livro é espaço para infinitas possibilidades para muito além da ilustração. Pelo menos é isso que faz e ensina Roger Mello, escritor, ilustrador, dramaturgo e vice-presidente do Instituto de Leitura Quindim. Para conferir é preciso correr para assegurar uma das vagas na oficina O Objeto Livro, que ocorre nesta terça-feira, das 19h às 21h30, no Centro de Estudos e Pesquisas do Instituto de Leitura Quindim, em Caxias do Sul.
— Essa oficina eu proponho um mergulho nas possibilidades narrativas do livro como um objeto tridimensional, onde a forma é conteúdo e vice versa — explica.
Roger Mello já ilustrou mais de 100 títulos, dos quais 22 também foram escritos por ele e tem no currículo seu vínculo com a Zappin, do Ziraldo. Dentre as premiações, de maior destaque foi em 2014, quando venceu o Prêmio Internacional Hans Christian Andersen, conhecido como o "Nobel" da Literatura Infantil. Além disso, conquistou por dez vezes o Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Foi premiado ainda pela Academia Brasileira de Letras e União Brasileira dos Escritores, pelo conjunto de sua obra.
No domingo, das 15h às 17h, Roger ministra outra oficina, O Traço e a Liberdade, desta vez direcionada a crianças e familiares. Nesse encontro, o escritor e ilustrador pretende estimular as crianças a retomar o traço como sentido de condução do pensamento para além da palavra. Roger tem um posicionamento muito interessante em se tratando de processos de alfabetização.
— Porque, ao meu ver, quando a criança passa pelo período da alfabetização, ela deixa de usar o desenho para se expressar com palavras. Eu acho que isso gera um trauma nas crianças. Mais tarde, as pessoas acham que a imagem não faz mais parte do universo delas. No entanto, eu penso que todos podem se comunicar com a linguagem visual e trabalhar com a expressão visual — acredita Roger Mello.
Ao referir-se a Roger, Volnei Canônica, presidente do Instituto Quindim, entende que "ele pensa com o traço". E para investigar ainda mais como Roger amplia esses limites da arquitetura do objeto livro, além de conferir as oficinas, a sugestão de Volnei é que as pessoas conheçam as obras que Roger já criou. Grande parte delas está disponível no Instituto Quindim.
Terça-feira
:: O quê: Oficina Objeto Livro
:: Quando: hoje, das 19h às 21h30min
:: Onde: Instituto de Leitura Quindim (Centro Cultural Moinho da Cascata - Rua Henrique Riboldi, 31- Caxias)
:: Quanto: R$ 30
Domingo
:: O quê: Oficina O Traço e a Liberdade (para crianças e familiares)
:: Quando: domingo, das 15h às 17h
:: Onde: Instituto de Leitura Quindim
:: Quanto: R$ 15
Leia também
Pela primeira vez no Brasil, Mafalda Milhões defende democratização de bibliotecas
Centro de Caxias do Sul ganhará mural grafitado de 280 metros quadrados
Concerto Especial da Osucs terá participação de finalista do "The Voice Kids"