A segunda semana do Festival Varilux de Cinema Francês, que neste ano tem a sua terceira edição em Caxias do Sul, apresenta quatro títulos inéditos no Brasil. Em comum, são obras que trazem o humor sutil aliado à sensibilidade da cinematografia francesa, prometendo arrancar risos e lágrimas da plateia, que tem comparecido em ótimo número neste início de festival, que segue até o fim de junho.
Na quinta-feira, será exibido Meu Bebê. O filme conta a história de Héloïse, mãe de três filhos que verá a sua caçula, Jade, sair do ninho para continuar seus estudos no Canadá. Ela se lembra dos momentos compartilhados, de uma terna e profunda relação e antecipa tanto a partida que vai se esquecer de viver o presente.
Leia mais
Com 16 filmes inéditos, Festival Varilux de Cinema inicia nesta quinta-feira, em Caxias do Sul
Na sexta-feira o público poderá assistir a Filhas do Sol. O longa apresenta a história de duas mulheres. Uma delas é Bahar, comandante de um batalhão composto apenas por mulheres curdas que atua na guerra do Curdistão. Ela e as suas soldadas estão prestes a entrar na cidade de Gordyene, local onde Bahar foi capturada uma vez no passado. A outra é Mathilde, uma jornalista francesa que está acompanhando o batalhão durante o ataque. O encontro entre as duas mulheres, dentro do cenário caótico que as cercam, irá mudar a vida de ambas.
No sábado, será dia de curtir a comédia Cyrano Mon Amour. Em dezembro de 1897, Edmond Rostand ainda não completou 30 anos, mas já tem dois filhos e muitas angústias. Desesperado por trabalho e há dois anos sem conseguir escrever, ele propõe ao renomado ator Constant Coquelin uma nova peça, uma comédia heroica. Assim começa a escrever a obra na qual ninguém acredita, mas por enquanto, ele só tem o título: Cyrano de Bergerac.
Por fim, no domingo a sala de cinema exibe Um Homem Fiel. Nove anos depois de deixá-lo pelo seu melhor amigo, a agora viúva Marianne volta para Abel. Porém, o que parece um belo recomeço logo se mostra bem mais complicado e Abel se vê enrolado em um drama complexo, como as maquinações do estranho filho de Marianne e a questão do que, afinal, aconteceu com o ex-marido dela.
As sessões do Festival Varilux de Cinema Francês custam R$ 10 e R$ 5 (meia entrada).
Programe-se:
:: Quinta-feira, 19h30min
Meu bebê, de Lisa Azuelos (2019, comédia dramática, 1h27min, 12 anos)
:: Sexta-feira, 19h30min
Filhas do sol, de Eva Husson (2018, drama, 1h55min, 14 anos)
:: Sábado, 19h30min
Cyrano Mon Amour, de Alexis Michalik (2019, comédia dramática, 1h49min, 12 anos)
:: Domingo, 19h30min
Um homem fiel, de Louis Garrel (2018, comédia romântica, 1h15min, 12 anos)