– É uma apresentação que já começa com os dois pés no peito. A ideia é extrair o máximo de energia de cada música.
Assim o baterista da Francisco, El Hombre, Sebastian Piracés-Ugarte, anuncia o que serão os shows da turnê do terceiro álbum da banda paulista, que volta a Caxias do Sul nesta quinta-feira para apresentar Rasgacabeza, trabalho mais enérgico da banda que já é conhecida por ser adrenalina pura em suas apresentações (a última por aqui foi em dezembro do ano passado, na sede da União das Associações de Bairros - UAB).
Rasgacabeza sucede Soltasbruxa, de 2016, que consagrou faixas como o hino feminista Triste, Louca ou Má; a explosiva Calor da Rua e a descontraída marcha-protesto O Dólar Vale Mais Que Eu. Se o primeiro single do novo álbum, O Tempo É Sua Morada, parecia prenunciar uma fase mais reflexiva do grupo de Campinas, o lançamento do álbum nas plataformas digitais, em março deste ano, surpreendeu ao revelar um lado que beira o punk rock, pela energia e aceleração de músicas como Manda Bala Fogo e Encaldeirando, claramente feitas para serem tocadas ao vivo em performances eletrizantes. Não por acaso o fogo é o elemento presente na capa e também em algumas letras do novo trabalho.
– É o que sentimos ser necessário para o momento, tanto nosso quanto coletivo e social. O fogo é ritual, é reação, pulsão de vida. Se tudo está em chamas, trazemos um chamado pra que cada um reveja seus caminhos e ações. É difícil escapar do calor que chama pra despertar – declarou em entrevista recente Juliana Strassacapa, vocalista e percussionista.
Completada por Mateo Piracés-Ugarte (violão e voz), Andrei Martinez Kozyreff (guitarra) e Rafael Gomes (baixo), a Francisco chega no embalo de apresentações na Europa, México e festivais importantes no Brasil. Sendo uma das vozes mais relevantes da nova música na defesa pela democracia, diversidade e liberdade de expressão, o show promete ser também um grito contra a opressão. O rolê perfeito para soltar as bruxas, embora agora o grito seja Rasgacabeza.
Agende-se
O quê: show da Francisco, El Hombre
Quando: quinta-feira, às 22h30min
Onde: Zero54, em Caxias do Sul (Dr. Augusto Pestana, 154)
Quanto: R$ 30 a R$ 40 (conforme o lote disponível) em sympla.com.br
Leia também:
Agenda: tributo a Cazuza será apresentado no dia 11, em Bento
Gaúchos do The Beatles no Acordeon lançam álbum gravado no Cavern Club