Muito já ouvimos que o Brasil é o país da diversidade artística. E motivos para isso não faltam. Afinal de contas, que outro lugar conseguiria abraçar tão bem os painéis de Cândido Portinari, o simbolismo de Cecília Meireles, o samba de Clara Nunes e os versos contundentes de Criolo? Pois é justamente com esse sentimento de mistura de linguagens que o encontro cultural Fora da Caixa recebe a comunidade caxiense neste domingo, no Centro de Cultura Ordovás.
Mesclando música, poesia, dança, artes plásticas e fotografia, as atividades iniciam às 14h e seguem até às 18h, ocupando a Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto com mais de 25 atrações gratuitas. O evento é promovido por um grupo de estudantes de relações públicas da FSG, como fruto da disciplina Prática de Eventos.
— Inicialmente nosso projeto era bem diferente. Depois é que surgiu a ideia de um evento cultural. Por que não apostar na cultura? Muita gente diz que não tem opção artística em Caxias, mas tem muita coisa, é só procurar e conhecer. A ideia foi mostrar essa diversidade — conta a estudante Jamila Bernardi, 22 anos, uma das organizadoras.
Entre as atrações que agitarão o domingo, a música de Rayssa Borges e Leandra Castagna, os poemas de Ariel Fedrizzi e Arthur Della Giustina, as fotos de Keller Borges e as pinturas de Nicole Martinato e Pedro Henrique Silva. Todos jovens artistas caxienses que estão pedindo passagem na cena local — aliás, um dos méritos do encontro.
Outro destaque são as esculturas de Eliza Zattera e Leonardo Mathias, além da presença do grupo de capoeira Pé de Quilombola, embalando o Ordovás com um dos ritmos mais contagiantes da cultura afro-brasileira.
— O Brasil ainda não valoriza a capoeira como deveria. Muitas pessoas ainda confundem o que é, acham que capoeira é uma religião, e acabam se afastando. Por isso esses espaços são importantes — avalia o capoeirista Ricardo Lopes dos Santos, mais conhecido como Mestre Alfinete.
O envolvimento da turma, a adesão da classe artística e a repercussão do evento não passaram despercebidos pela professora Adriana Miorelli. Conforme a docente, a disciplina tem gerado bons frutos ao oportunizar que os estudantes coloquem em prática o aprendizado de sala de aula.
— Esse grupo surpreendeu com a proposta de um evento cultural que trás uma lista enorme de artistas. Isso mostra a carência de espaços para que essas pessoas possam mostrar seu trabalho — orgulha-se a professora.
PROGRAME-SE
:: O quê: encontro cultural Fora da Caixa.
:: Quando: neste domingo (9), das 14h às 18h.
:: Onde: Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto, no Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312).
:: Quanto: entrada gratuita.