O que acontece quando as memórias de um observador atento encontram a sensibilidade das cores aquareladas e a precisão das canetas nanquim?
Para responder a essa pergunta, basta conferir de perto a exposição Memórias pelo olhar de João Baptista Machado Vieira, em cartaz a partir desta terça (11) no Museu Municipal. Ao todo, são 54 obras que destacam paisagens coloniais, construções em ruínas e cenas bucólicas da lida no campo – um merecido resgate do artista amador que teve forte atuação em Caxias do Sul de 1952 até sua morte, em 1983.
— João Baptista foi um autodidata. Ele começou estudando arquitetura e teve que abandonar o curso em função da vida profissional. Acontece que a face artística continuou presente ao longo da vida. Foi na aposentadoria que ele começou a pintar — resume Jocelei Vieira, uma das curadoras da mostra e nora do artista homenageado.
No traço refinado, referências à colonização italiana na Serra gaúcha, à ocupação do oeste catarinense e aos aspectos culturais do tradicionalismo. Ou seja, obras que conversam com a própria história do artista que nasceu em Cruz Alta, em 1915, e percorreu diversas cidades e paisagens: os primeiros estudos em Passo Fundo, a curta passagem pela capital, o período em que serviu o exército em Santa Maria, a fundação de São Miguel do Oeste (então 15º distrito de Chapecó, em Santa Catarina) e a criação do lendário CTG Paixão Cortes, já em Caxias.
— As obras carregam muita sensibilidade. O tradicionalismo gaúcho, a colonização italiana e a ocupação do oeste catarinense foram questões muito presentes na vida dele. E é com essa sensibilidade que a obra capta cenas que falam dos costumes, da religiosidade, da colheita da uva — complementa Jocelei.
Além da nora, assinam a curadoria da mostra a relações públicas Juliana Tedesco e a equipe da Divisão de Museus de Caxias do Sul. Não por acaso, o texto de apresentação divulgado pelo Museu Municipal destaca o legado artístico às gerações futuras: “Suas obras encantam pelos detalhes, fascinam pelas múltiplas dimensões, as formas soam refinadas e ricas em simbolismos e testemunhos visuais de quem percorreu uma longa trajetória, tanto profissional quanto de vida”.
A exposição segue em cartaz até 27 de julho, com visitação gratuita de terça a sábado – um convite tentador para os amantes das artes visuais e apreciadores de boas histórias.
À venda
Ao término da exposição, as obras poderão ser adquiridas mediante contato pelo telefone (54) 9 9926-5160.
PROGRAME-SE
:: O quê: abertura da exposição Memórias pelo olhar de João Baptista Machado Vieira.
:: Quando: nesta terça (11), às 19h.
:: Onde: Museu Municipal de Caxias do Sul (Rua Visconde de Pelotas, 586).
:: Quanto: entrada gratuita.
:: Visitação: até dia 27 de julho; de terça a sexta, das 9h às 17h; aos sábados, das 11h às 17h.
:: Informações: pelo telefone (54) 3221-2423.