Durante o mês de maio serão abertas diversas mostras para abordar o tema natureza-morta, em galerias e salas de exposição de Caxias. A iniciativa é do grupo Conhecendo Arte, cuja curadoria pretende não apenas mostrar obras que referenciam um dos gêneros mais populares da pintura, mas provocar diálogos e novas perspectivas.
Dentro dessa seleta, esta que abre hoje às 19h, no Centro de Cultura Ordovás tem um enfoque muito especial e provocativo. Natureza-morta — Outros Olhares, tem curadoria de Ademar Roberto Sebben, que teve a paciência e olhar depurado para avaliar cada uma das 1.150 obras do Acervo Municipal de Artes de Caxias do Sul (Amarp). A mostra ficará em exposição até o dia 9 de junho na Sala de Exposições do Ordovás, ao lado da sala do Amarp.
— Conceitos são tirados e postos de lado com tranquilidade e isso nos permite abandonar a confortável posição de apenas observadores, para interagir com o olhar no espaço. Os artistas contemporâneos estão produzindo um momento das artes plásticas que não permite enquadramentos e classificações rígidas — avalia Ademar Roberto Sebben.
Esse recorte contemporâneo a que se refere Sebben, dá conta de um apanhado de obras produzidas entre 1976 e 2014, criados a partir de diferentes técnicas como acrílico sobre tela, fotografia, spray, manipulações digitais e foto pinhole.
Entre os pintores selecionados há desde uma tela de Lídia Mambrini, um óleo sobre eucatex, registrada como obra número dez do Amarp, fruto do acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli. Há ainda, obras de Neuza Zini, Miriam Calcagnotto Garcia, Leonor de Alencastro Guimarães Aguzzoli e Gustavo Gomes, dentre uma seleta de 17 artistas.
Natureza-morta — Outros Olhares, é a segunda de uma série de exposições com curadoria do grupo Conhecendo Arte. As próximas serão Interferências em Natureza-morta e Naturezas-mortas e outras coisas, com obras de alunos da UCS, que abre na quarta-feira, na Sala do Reitor, do Campus 8 da UCS.
No dia 17, será a vez de Natureza-morta — seleção da colecionadora Vera Vanin, com obras do acervo da Galeria Arte Quadros. E, dia 24, Eletro Vanita, no Reffugio Art Café. Ainda sem data definida será a Retrospectiva Júlio Andreazza, no Colavoro Sanvitto, pois o espaço está em finalização das obras de restauro.
AGENDE-SE
O quê: Natureza-morta Outros Olhares, com obras selecionadas do Amarp
Quando: de 6 maio a 9 de junho. Visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 16h às 22h.
Onde: Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás
Curadoria: Ademar Roberto Sebben
Informações e visitas guiadas: (54) 3901-1316, com a Unidade de Artes Visuais
Leia também
Inscreva-se para o Sons que Vêm da Serra
Sociedade por João Pulita
Festival Especial ocorre de 13 a 20 de maio, em Caxias
Agenda: tributo a Tim Maia ocorre nesta terça, na Sede Social do Recreio da Juventude, em Caxias