Como a série de televisão Game of Thrones já anunciava: "o inverno está chegando". E, com ele, chegam também as baixas temperaturas, os banhos mais quentes e, porque não dizer, o descuido com a pele? É nesta época do ano que ela costuma ficar mais ressecada, com aquele aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação — processo em que moléculas perdem suas funções, devido a alguma mudança no ambiente —das proteínas da derme. O rosto sofre significativamente com essas alterações no clima, mas uma opção cada vez mais popular entre as brasileiras pode ser uma aliada na rotina de skincare. Seja em creme, argila, ou até como um tecido no formato do rosto, as máscaras faciais fazem sucesso pela praticidade, como explica a dermatologista Roberta Castilhos:
— As máscaras são uma tendência, já que permitem um cuidado mais profundo com a pele sem precisar sair de casa. O crescimento da área da dermocosmética faz com que existam cada vez mais opções de produtos: temos para melhorar a textura da pele, para hidratação, para rejuvenescimento e até mesmo para reduzir a oleosidade da pele.
Com tanta variedade pode ser difícil saber qual a melhor opção para si, mas uma boa dica é variar as máscaras utilizadas. Por exemplo, se em um dia você investir em uma opção para limpar a pele, em outro momento pode optar por alguma com função hidratante, especialmente no outono/inverno. O ideal é manter um intervalo de uma semana entre cada aplicação. Além disso, para manter a pele verdadeiramente é importante estar atento aos cuidados que vêm de dentro para fora, como uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes. A dermatologista reforça, ainda, a importância da foto proteção.
— Não é porque a gente não tem tanto sol durante o inverno que podemos nos descuidar dos cuidados com ele. Hoje, temos muitos cremes que são boas opções para isso, existem até aqueles com efeito de base. O fator mínimo é 30 com proteção UVA e UVB, visto que todos os tipos de tela emitem radiação e devemos estar protegidos diariamente — afirma.
Vale lembrar que procedimentos estéticos relacionados à pele, como peelings e lasers, também são mais indicados nos períodos frios do ano.
Aposte nestas dicas
1. Nada de esquecer da água
Costumamos sentir menos sede durante o outono/inverno, mas isso não significa que podemos deixar de consumir água. Beber pelo menos 1,5 litro de água por dia, além de ser importante para saúde, ajuda a hidratar a pele e evitar os problemas típicos da estação.
2. Evite banhos quentes
Mesmo que pareça relaxante passar um tempinho a mais embaixo do chuveiro, a água quente contribui ressecar a pele. O recomendado é manter a temperatura da água morna e tomar banhos rápidos.
3. Lembre do hidratante
Nas épocas mais frias do ano é fundamental investir em um bom hidratante. Na hora de escolher o produto, busque por aqueles que contenham na fórmula ativos como a ureia, ceramidas e ácido glicólico.
4. Que tal um filtro solar?
Apesar de estar frio e de o sol não aparecer por muitos dias, você não deve deixar de lado o filtro solar. Atualmente existem diversas opções para facilitar a rotina de beleza diária.