O assunto dessa semana na cidade é o desconto de 70% em vários produtos à venda no comércio de Caxias. A provocação é pra esfregar na nossa cara que, muitas vezes, pagamos mais pelo imposto contido no produto, do que o valor intrínseco do que estamos a comprar. E sabe que o mesmo argumento serve quando se trata de cultura?
Por exemplo, chega nesta quinta-feira, dia 30, à Caxias, a Mafalda Milhões. Talvez alguém aí, lendo o jornal, ao deparar-se com a foto da Mafalda pergunta-se: "Mas vem fazer o que em Caxias?". Estamos muito acostumados a pagar imposto abusivo, e nos resignamos, da mesma forma que enxergamos a cultura como um produto que precisa servir para alguma coisa de útil, como se o valor sensível necessariamente precisasse ter um valor econômico, senão é nulo.
A portuguesa Mafalda Milhões tem pencas de produtos. Sim, o livro é um produto e está à venda, mas Mafalda traz em si, um valor maior que é o de ativar vidas através da literatura e da ilustração. Mafalda é a atração desta semana no Instituto de Leitura Quindim, onde faz sessão de lançamento do mais recente livro Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente, publicado pela editora Abacatte, participa ainda de bate-papos e encontros de formação com leitores, pais e filhos e professores, e abre uma exposição com 14 desenhos desse livro, que é o primeiro a ser lançado no Brasil, além de uma surpresa:
— Agora, tem uma notícia pra te dar. Consegui preparar a surpresita que eu queria. Eu levo mais 12 ilustrações que são surpresa e só posso dizer que foram feitas de propósito para estar aí — diz Mafalda, em um áudio enviado ao presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica.
O valor disso tudo, como se percebe, está além do que os olhos podem ver ou do que se pode tabular em planilhas de Excel, porque trata-se de pensamentos, de ideias, de sensibilidade, e mesmo que pareça chover no molhado, trata-se de humanismo.
— A Mafalda, para mim, é uma expoente da ilustração em Portugal, ela é uma referência para quem pensa e estuda esse mundo da imagem. Ela é uma ativista que se preocupa com as questões sociais — observa Volnei Canônica, presidente do Instituto de Leitura Quindim, com sede no Moinho da Cascata, em Caxias.
Alguém que se preocupa com as questões sociais, educacionais e culturais, neste atual contexto brasileiro, é taxado de gente comunista, que motiva a baderna e a balbúrdia. Hoje também é o Segundo Dia Nacional da Defesa da Educação, movimento que pretende ocupar as ruas do Brasil, na mesma vibe do que ocorreu no último dia 15, quando mais de 1 milhão de pessoas foi às ruas questionar cortes e contingenciamento de verbas.
— Se ela tiver tempo, vamos levar ela, sim, na manifestação, porque é um tema importante na visão dela — defende Volnei.
A principal atração de sexta-feira é o bate-papo online com a participação de Mafalda Milhões, Volnei Canônica e Renata Nakano, diretora do Clube de Leitura Quindim, sobre o livro ilustrado e a Literatura Infantil em Portugal e no Brasil.
No sábado, ocorrem três atividades, na primeira, das 9h às 12h, Mafalda participa do Centro de Estudos e Pesquisa do Instituto de Leitura Quindim falando sobre a infância, o livro ilustrado e a importância da formação de leitores. A partir das 14h30min, Mafalda ministra uma oficina para famílias sobre criatividade, ilustração, afeto e biblioteca. E às 17h, ocorre abertura da exposição e lançamento do livro Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente.
Depois de Caxias, Mafalda segue para Porto Alegre, e na sequência, participa das feiras do livro de Joinville e de Brasília, por onde deixa uma pouco mais do rastro do valor sensível da literatura. Agraciados somos nós, que a recebemos primeiro, e podemos lhe dar as boas-vindas, e esperançosos por essa ponte aérea Caxias - Lisboa, cada dia mais vívida e profícua.
SEXTA-FEIRA
18h30min: Bate-papo on-line com a participação de Mafalda Milhões, Volnei Canônica e Renata Nakano, com o tema Literatura Infantil em Portugal e no Brasil: um oceano de possibilidades
SÁBADO
9h às 12h: Mafalda participa de bate-papo sobre a infância, o livro ilustrado e a importância da formação de leitores. Investimento: R$ 50.
14h30min às 16h30min: Escritora ministra oficina sobre criatividade, ilustração, afeto e biblioteca. A ação é voltada para famílias. Investimento: R$ 15.
17h: Inauguração da exposição e lançamento do livro Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente.
Mais informações
institutodeleituraquindim@gmail.com
(54) 3211-2541 e (54) 9 9905-4255