“Transmissão oral de feitos, lendas, ritos, costumes etc. feita no decorrer dos tempos. Conjunto de ideias e valores culturais, morais e espirituais transmitido de geração em geração”.
Basta uma consulta rápida ao dicionário para percebermos que o verbete “tradição” está relacionado tanto às memórias do passado quanto à identidade que construímos a cada dia. Longe de ser algo estático ou cristalizado, tradição é movimento constante, construção que não acaba. Foi com essa perspectiva em mente que o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) definiu O Futuro das Tradições como tema da 17ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural que inicia neste domingo (12) com mais de 3,2 mil atividades em instituições museológicas de todo país.
Em Caxias do Sul, a programação contempla oficinas, palestras, visitas guiadas e apresentações artísticas nos museus Casa de Pedra, da Uva e do Vinho e Municipal. Espaços como Monumento ao Imigrante e Centro de Cultura Ordovás também participarão das atividades. A largada, às 13h de domingo, será com um recital de flauta e violão no Memorial Zambelli, acervo com mais de mil obras sacras no espaço interno do Monumento Jesus Terceiro Milênio.
— Nossa preocupação era partir da proposta do Ibram, abordando tradições e contemporaneidade, com a provocação que os espaços de memória sejam espaços culturais. Eu defendo que linguagens como música, dança e teatro venham para os museus. É isso que nós trouxemos na programação — explica Daniela Fraga, diretora da divisão de museus da Secretaria da Cultura.
Com a preocupação de fortalecer os vínculos afetivos da comunidade com os espaços de memória, um dos destaques da programação caxiense é o bate-papo da próxima quinta (16), quando um grupo de idosos compartilhará memórias na Casa de Pedra. A atividade, aberta ao público, será mediada pelo professor Itamar Comarú:
— Muitos idosos choram quando entram na Casa de Pedra, pelas lembranças da infância, pelas memórias agradáveis e pelas dificuldades… Então nossa ideia é abrir esse espaço para que eles possam acionar afetos e resgatar memórias — resume o mediador.
PROGRAME-SE:
:: O quê: 17ª Semana Nacional de Museus.
:: Quando: de 12 a 19 de maio.
:: Quanto: todas as atividades são gratuitas.
:: Informações: pelos telefones (54) 3221-2423 e (54) 3215-4445.
ATIVIDADES:
Domingo (dia 12), às 13h
:: O quê: recital de flauta e violão com Dainer Schimdt e Marco Araújo.
:: Onde: Memorial Atelier Zambelli, junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio.
Dia 13, às 20h
:: O quê: palestra sobre tradições e contemporaneidade, com Susana Gastal e Marcelo Caon.
:: Onde: Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto, no Ordovás.
Dia 14, às 13h30min
:: O quê: exibição do filme Uma Noite no Museu seguida de oficina de criação lúdica.
:: Onde: Museu Municipal (Rua Visconde de Pelotas, 586, Centro).
Dia 15, das 9h às 17h
:: O quê: visitações guiadas à exposição Brinquedos na Memória da Infância.
:: Onde: Museu Municipal.
Dia 16, às 16h
:: O quê: relato de experiências de vida com grupo de idosos, com mediação de Itamar Comarú.
:: Onde: Museu Ambiência Casa de Pedra.
Dia 17, às 10h e às 14h
:: O quê: visita guiada à reserva técnica da Divisão de Museus.
:: Onde: Museu Municipal.
Dia 18, das 14h às 16h
:: O quê: apresentações cênicas e musicais ao ar livre.
:: Onde: Monumento Nacional ao Imigrante.
Dia 19, às 13h
:: O quê: apresentação musical com Alan Pavan e Plano 13.
:: Onde: Museu da Uva e do Vinho, em Forqueta.