Vinte e um anos de uma travessia rocker registrada em 19 músicas, em um DVD de 1h21min. Na real, esse é só um recorte da obra dos ícones do rock rural deste Estado guerreiro por natureza.
O resultado dessa epopeia é o DVD 21 Anos - Daqui pra sempre, gravado pela Blackbirds em um único show, realizado em abril de 2018, no Wine Garden da Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. E tudo isso poderá ser apreciado sexta-feira (24), a partir das 22h, em uma apresentação na Bier Haus, em Caxias. Sábado (25), os caras tocam em Novo Hamburgo, no Abbey Road.
— O lançamento do DVD é expressão de toda a nossa história, de tudo o que carregamos nesses anos, não só as músicas, mas também as amizades — sintetiza o guitarrista Diogo Farina.
Mais de mil pessoas estiveram presentes na gravação, que contou com financiamento do Fundo Municipal de Cultura, da Prefeitura de Bento Gonçalves. O registro em áudio ficou a cargo do estúdio Noise, de Caxias, e as imagens foram captadas pela Walkman Filmes, com edição de Jhonny Rigoni.
— O DVD captou bem a energia do que é a banda ao vivo, além de ser gravado em um lugar maravilhoso, com amigos e fãs do Estado inteiro — observa Farina.
Além do quinteto, que completa a banda com Cassiano Farina (baixo), Jus Nino (vocal), Rafael Teclas (teclados e backing vocal) e Marcio Possamai (bateria), a Blackbirds contou com algumas participações especiais para a gravação. Carlinhos Carneiro e Rodrigo Pilla, da Bidê ou Balde, estão em Toda vez que dizemos adeus. No show desta sexta-feira, dia 24, na Bier Haus, Carlinhos vai dar uma palhinha.
Ainda na lista de convidados para o DVD, Diego Dias, acordeonista da Vera Loca, toca Praça dos sabores, enquanto que Rafael Malenotti, da Acústicos e Valvulados, canta em Mais uma viagem a menos e Sexo e rock e tal. Mauricio Barbieri e João Pedro, da veranense Guerrilla, conterrâneos dos Blackbirds, participam da faixa Círculo de morte e vida. E pra fechar com chave de ouro, participação de Júlia Barth, da banda Os Replicantes, cantando Por um triz.
Passam os anos e as estações, e os versos de Nova guia parecem o mantra que carregam a Blackbirds adiante: "Minha mente vai pra 10 direções/ Diferentes ao mesmo tempo/ E pra voltar é só estalar os dedos/ Agora, neste exato momento/ Estou voltando pra me recarregar". Ou por que sentido agora eles cantariam, no novo single, Sorriso amarelo: "Cada um com suas regras,/ com suas rezas,/ com seu jeito de amar,/ agora que todo pior se foi,/ eu junto os cacos o amor que restou".
O lance é sempre dar um jeito de seguir em frente, como vida que segue rocker a diante.
AGENDE-SE
O quê: show com a Blackbirds, com participação de Carlinhos Carneiro, da Bidê ou Balde
Quando: sexta-feira, dia 24, a partir das 22h
Onde: Bier Haus (Rua Troca, nº 3.068 - Caxias)
Quanto: ingressos a R$ 25. O DVD estará à venda no local, por R$ 20. Metade do valor arrecadado será doado para escolas públicas de Bento Gonçalves.