A vida é repleta de altos e baixos: amores e desilusões, êxtase e sofrimento, presença e saudade. É justamente esse conflito de sentimentos que caracteriza Entre Dois Mundos, coletânea de contos da escritora caxiense Rejane Rech que será lançada neste sábado (30) na Do Arco da Velha Livraria & Café.
Publicado em formato de bolso, a obra reúne 10 textos que transitam facilmente entre ficção e realidade, compondo um arco narrativo que se debruça nas fragilidades humanas e nas turbulências vividas recentemente pela autora. O conto que empresta título ao livro, por exemplo, nasceu de uma experiência vivida ano passado, quando Rejane foi da euforia à angústia ao enfrentar um grave problema de saúde na família apenas alguns dias depois de ser anunciada patrona da Feira do Livro:
– Meu marido teve uma inflamação grave na vesícula. Ele precisou passar por três cirurgias e ficar internado alguns dias na UTI. Naquele momento eu perdi o chão. Fiquei sem entender como podia ter um mundo tão lindo lá fora, com pessoas seguindo a vida normalmente, e eu, meus filhos e meu marido naquela situação dolorosa – relembra.
Do período conturbado brotou a inspiração para colocar no papel o sétimo livro da carreira. Transformando percalços e percepções de mundo em palavras, Rejane traça em seus contos um panorama dos tempos atuais, descritos como “tóxicos demais e humanos de menos” já na apresentação da obra. Conforme a escritora, uma forma de sensibilizar o público pela literatura:
– As pessoas estão extremamente ligadas ao WhatsApp e às redes sociais. Tudo isso gera um desconforto, por isso acredito que precisamos reencontrar a serenidade da literatura, dos momentos de compreensão do universo. Esse livro busca proporcionar isso.
“Dedicação não muda”
Professora de formação, Rejane Rech iniciou sua trajetória de escritora aos 36 anos, quando precisou se aposentar do magistério por problemas de saúde. Mas foi aos 61, após faturar diversos prêmios literários e publicar seis livros – Amor de estudante, Antes que seja tarde, Sê Como o Sândalo, Mulheres e Destinos, Sutilezas e Quase Autobiografia – que a sineta de patrona da Feira do Livro de Caxias do Sul foi parar em suas mãos, em 2018. Uma responsabilidade que, segundo a autora, não muda sua maneira de encarar o ofício:
– Eu esperei muito para lançar meu primeiro livro, tanto que ele só saiu na maturidade. Então eu não me preocupo se a responsabilidade ficou maior (após ser patrona). Me dedico muito a cada livro, trabalho cuidadosamente. Quando tu publicas, é preciso deixar teu melhor – sustenta Rejane.
PROGRAME-SE
:: O quê: lançamento do livro Entre Dois Mundos, de Rejane Rech.
:: Quando: neste sábado (30), às 17h30min.
:: Onde: Do Arco da Velha Livraria & Café (Rua Dr. Montaury, 1570), em Caxias do Sul.
:: Quanto: livro à venda no local por R$ 30.
:: Informações: pelo telefone (54) 3028-1744.