O desabrochar das flores na primavera, o canto dos pássaros no calor escaldante do verão, o farfalhar das folhas secas do outono e o ruído abafado das carruagens sobre a neve do inverno. Poucos compositores souberam traduzir tão bem a sonoridade do clima quanto o italiano Antônio Vivaldi (1678-1741) em As Quatro Estações, obra que ganha destaque no concerto de abertura da temporada 2019 da Orquestra Sinfônica da UCS (Osucs), neste domingo em Caxias do Sul.
Sob a batuta do maestro Manfredo Schmiedt, o programa ainda inclui Os Pássaros, do também italiano Ottorino Respighi (1879-1936), e Divertimento, do francês Jacques Ibert (1890-1962). Um prato cheio para o público do UCS Teatro mergulhar no saboroso universo de obras que tentam expressar sensações por meio de notas e arranjos musicais.
— O repertório é bastante descritivo. Vivaldi se inspirou em quadros que representavam as estações do ano para compor essa obra que ficou mundialmente famosa. Ele consegue expor incrivelmente bem a sonoridade de cada uma delas. As outras obras também funcionam assim. Montamos um repertório muito adequado para iniciar a temporada. Espero que o público se identifique — ressalta Schmiedt, à frente da Osucs desde 2003.
O concerto deste domingo terá como solista convidado o violonista Emerson Kretchmer. Formado pela UFRGS e especializado pela Internationale Sommerakademie Mozarteum em Salzburgo, na Áustria, o artista ocupa atualmente o posto de spalla (primeiro-violino) da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e retorna a Caxias do Sul para exibir sua habilidade com a sonoridade das cordas.
Calendário cheio
O espetáculo que marca a abertura da temporada também pontua o lançamento do cronograma completo de apresentações para 2019. Serão mais de 40 concertos ao longo do ano. No repertório tradicional, destaque para a execução de Paixão Segundo São João, em abril, obra de Johann Sebastian Bach nunca antes apresentada em Caxias do Sul, e da 9ª Sinfonia de Beethoven, em dezembro, numa parceria com a Orquestra Sinfônica de Gramado.
O calendário da Osucs também contempla os já habituais namoros com a música popular, com a reedição dos concertos temáticos em homenagem à Tropicália e aos Beatles. Já o Concerto da Primavera, marcado para outubro, trará releituras sobre temas imortais do samba.
— É um repertório que agrada muita gente. Por isso já estamos fazendo um estudo sobre os temas de samba e marchinhas de carnaval, sempre acoplados à sonoridade da Orquestra Sinfônica. Acho que vai dar uma mistura muito legal — declara o maestro.
Leia também
Aprenda como preparar o Choripan, delícia que virou sensação no Garibaldi Vintage
Gastronomia é atração do Garibaldi Vintage, que ocorre nesta sexta-feira
Na Serra, grupo tem resgatado radionovelas com transmissões aos domingos
Acústicos & Valvulados retorna à Serra para show neste sábado, em Forqueta
Marcos Fernando Kirst lança biografia sobre a poetisa Vivita Cartier